Bolsonaro responde sobre prorrogação do auxílio emergencial; confira aqui!

Na última segunda-feira (8), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), disse acreditar em uma possível prorrogação do auxílio emergencial. Porém, não passou mais detalhes sobre quem serão os beneficiados, valores ou até mesmo a data para reinício.

Bolsonaro responde sobre prorrogação do auxílio emergencial; confira aqui!
Bolsonaro responde sobre prorrogação do auxílio emergencial; confira aqui! (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

Eu acho que vai ter, vai ter uma prorrogação”, afirmou, em entrevista ao programa Brasil Urgente, em resposta ao apresentador José Luiz Datena.

Bolsonaro disse ainda que, a primeira parte do auxílio acabou trazendo uma dívida ao país e que chega a R$ 300 bilhões. Segundo ele, o ideal seria que a economia voltasse ao normal, pois um novo pagamento do auxílio teria um alto custo.

“A questão do auxílio emergencial, não vamos fugir dele. Estamos em dificuldades? Estamos. Grande parte da população, está, é mais um endividamento, mas, se você não fizer com responsabilidade isso, você acaba tendo desconfiança do mercado, aumenta o valor do dólar… vira uma bola de neve”, diz Bolsonaro.

Ainda na entrevista, o presidente afirma que mais de 68 milhões de pessoas receberam o pagamento e questiona até que ponto o país consegue lidar com isso.

Possibilidade do retorno do auxílio emergencial

Vale ressaltar que, antes da entrevista, já havia uma possibilidade da retomada dos pagamentos desse benefício. Momentos antes de conceder entrevista, Bolsonaro havia admitido que conversava sobre o assunto com seus ministros.

“Estamos negociando com Onyx Lorenzoni, Paulo Guedes, (Rogério) Marinho, entre outros, a questão de um auxílio ao nosso povo que está ainda em uma situação bastante complicada”, afirmou Bolsonaro.

Mesmo assim, ele ressaltou que o país está no limite do endividamento e não sabe como terá que lidar com essa situação.

Devemos lembrar que, Bolsonaro, se diz contrário ao retorno do auxílio emergencial desde o fim do ano passado, quando foram feitos os pagamentos das últimas parcelas.

Porém, voltou a falar sobre o assunto em cerimônia no Palácio do Planalto, onde estavam presentes os novos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Ambos defendem o retorno do benefício.

Em entrevista à Globo News, Rodrigo Pacheco afirmou que espera que esse assunto seja resolvido e definido ainda nesta semana.