INEP divulga quando prova do ENEM 2021 deve acontecer; veja previsão

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) está previsto para os meses de novembro e dezembro deste ano. A informação foi dada pelo presidente do instituto, Alexandre Lopes, neste domingo (7).

INEP divulga quando prova do ENEM 2021 deve acontecer; veja previsão
INEP divulga quando prova do ENEM 2021 deve acontecer; veja previsão (Imagem: Reprodução / Google)

De acordo com Alexandre Lopes, a previsão dificilmente será alterada, como ocorreu na edição anterior por consequência da pandemia do novo coronavírus no Brasil. “As provas serão por volta de novembro, dezembro”, anunciou.

A edição 2021 traria, pela segunda vez, a modalidade do Enem digital. “Já em 2021 vamos ampliar a oferta, para mais pessoas fazerem o Enem digital”, afirmou. O objetivo do Inep é tornar o Enem totalmente digital até 2026.

Vale destacar que os meses de novembro e dezembro ainda são uma previsão, sem data confirmada. Todavia, crê-se que a edição 2021 não será adiada para 2022.

Enem 2021 também terá modalidade digital

O Enem digital aconteceu, pela primeira vez, na edição 2020. Ao todo, foi registrada uma abstenção de 71,3%. Ou seja, dos 93.079 candidatos esperados, compareceram 26.7609 (28,7%) e faltaram 66.370 (71,3%).

Os estados com maiores taxas de abstenção foram, respectivamente, Tocantins, São Paulo e Mato Grosso do Sul. O presidente do Inep, Alexandre Lopes, disse que o resultado já era esperado.

“Como era projeto-piloto, a primeira aplicação, entendemos que estamos muito satisfeitos com resultado, porque nós conseguimos entregar aquilo que nós nos propusemos. A participação do estudante é uma opção de cada participante, da nossa parte é garantir que as pessoas consigam fazer a prova e se tiver algum problema, garantir a reaplicação”, afirmou Lopes.

Ainda segundo o presidente, acredita-se numa interferência direta da pandemia da Covid-19 no número de abstenções.

“Em ano de pandemia, com todas as dificuldades de conseguir locais de prova, de conseguir pessoas para aplicarem a prova, o Inep conseguiu manter sua proposta de fazer Enem digital já na edição de 2020 e conseguimos fazer essa aplicação. Estamos muito satisfeitos com o resultado, muito satisfeitos por poder oferecer aos jovens do Brasil essa nova opção, que é o Enem digital, e que a partir de 2026 será obrigatório”, disse.

A nova modalidade realiza a aplicação da prova através de computadores – exceto para a redação, que é manuscrita.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!