Tutorial completo para emissão do boleto do DAS MEI 2021

O microempreendedor individual (MEI) possuí algumas obrigações que devem ser feitas para manter o seu negócio em dia. Dentre essas responsabilidades burocráticas está o pagamento da contribuição mensal.

Tutorial completo para emissão do boleto do DAS MEI 2021
Tutorial completo para emissão do boleto do DAS MEI 2021 (Foto: Patricia Cruz/A2IMG)

Esse cálculo da contribuição corresponde a 5% do salário mínimo, a título da Contribuição para a Seguridade Social, mais R$ 1 de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e/ou R$ 5 de Imposto sobre Serviços (ISS).

Esses valores variam de acordo com a categoria de negócio, que são três:

  • Comércio ou Indústria – R$ 48,70
  • Prestação de Serviços – R$ 52,70
  • Comércio e Serviços – R$ 53,70

O que é o DAS-MEI?

O documento de arrecadação do Simples Nacional do MEI é uma taxa mensal que deve ser pago pelo microempreendedor para garantir os seus direitos e benefícios.

Esse pagamento deve ser realizado por meio de um boleto que será emitido no Portal do Empreendedor. Além disso, devem ser pagas taxas estaduais e municipais que variam conforme a região e a atividade que é realizada.

O documento só pode ser emitido se o MEI tiver CNPJ e o pagamento deve ser realizado na rede bancária ou casas lotéricas, até o dia 20 de cada mês.

Como emitir o DAS-MEI?

  1. Acesse o Portal do Empreendedor;
  2. Selecione a opção “Boleto para impressão” ou “Pagamento Online”;
  3. Informe o CNPJ e digite o código de segurança;
  4. Selecione a opção “Emitir guia de pagamento (DAS)”;
  5. Escolha o ano-calendário para o qual deseja emitir a guia;
  6. Selecione o mês ou os meses para os quais deseja emitir as guias;
  7. Clique em “EMITIR DAS”. Após isso, vai ser gerado o boleto para pagamento.

Como fazer o pagamento?

O pagamento pode ser feito de três formas: débito automático, online e boleto.

Pagamento online

  1. Acesse a página Programa Gerador do Documento de Arrecadação (DAS) para o MEI;
  2. Informe o CNPJ e digite o código de segurança;
  3. Leia atentamente as informações e depois clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”;
  4. Selecione o ano-calendário, meses e data em que vai pagar o DAS;
  5. Leia as informações e clique em “Pagar Online”;
  6. Em seguida, você será redirecionado para o pagamento via Internet Banking.

Pagamento convencional 

Deve ser impresso e depois o pagamento pode ser feito em qualquer agência.

Débito Automático

O processo é feito pelo site da Receita, é preciso informar o CPF, CNPJ e Código de Acesso e ter conta em um dos bancos cadastrados.