Dicas para abrir um negócio de sucesso na crise; descubra!

Com a crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19 muitos brasileiros se viram desempregados e sem poder trabalhar por causa das restrições sociais adotadas pelo isolamento. Porém, mesmo diante desse cenário, ainda assim é possível abrir um negócio de sucesso na crise, a partir dessas dicas.

Dicas para abrir um negócio de sucesso na crise; descubra!
Dicas para abrir um negócio de sucesso na crise; descubra!(Imagem: Andrea Piacquadio/Pexels)

Durante a pandemia, com a falta de emprego e com o aumento de desempregados, muitos brasileiros decidiram colocar a “mão na massa” e iniciar o próprio negócio para não ficar parado e sem nenhuma fonte de renda.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Economia, até o dia 9 de janeiro haviam 11,1 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) formalizados no Brasil.

Esse número mostra um aumento de quase 2 milhões de novos empreendedores, comparado a fevereiro de 2020 com 9,3 milhões.

Diante disso, é possível perceber que o brasileiro fez valer o ditado popular “se a vida te der um limão, faça uma limonada”.

A crise econômica e social, junto com a calamidade pública devido à pandemia, fez com que as dificuldades virassem oportunidades.

Como abrir um negócio de sucesso na crise

Abrir um negócio de sucesso é o que muitos brasileiros desejam, pois ninguém quer gastar dinheiro e horas de planejamento para, em pouco tempo, ver seu empreendimento falir.

Diante disso, especialistas da área de empreendimento alertam para algumas dicas de como abrir um negócio de sucesso na crise.

Antes de abrir sua empresa é importante responder a seguinte questão: “Qual é o problema que eu posso resolver de forma eficiente?”. Ter uma empresa com a sua cara e onde você sonha em trabalhar é incrível, porém, nada serve se ela não for um sucesso.

Segundo o professor e membro do Conselho Curador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Edson Barbero, o bom empreendedor é aquele que identifica um problema na sociedade em que vive e busca solucioná-lo de uma maneira nova, mais eficaz, melhor e que não existe no mercado.

Além disso, o empreendedor deve entender o seu público-alvo e o mercado. Para isso, pode fazer pesquisa de porta em porta ou ficar atento para identificar uma oportunidade.

Por exemplo, diante da pandemia os setores que mais se destacaram foram os serviços de delivery.

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Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.