Quem pode fazer inscrição para vagas de Jovem Aprendiz?

O Programa Jovem Aprendiz é a forma que jovens e adolescentes com idade entre 14 e 24 anos têm de se inserirem no mercado de trabalho. Existem diversos benefícios para os aprendizes, talvez o maior seja a contratação sem exigência de experiência profissional.

Quem pode fazer inscrição para vagas de Jovem Aprendiz?
Quem pode fazer inscrição para vagas de Jovem Aprendiz? (Imagem/Reprodução: Google)

A inserção do jovem no mercado de trabalho ainda é algo bastante complicado. Pois, as empresas geralmente exigem experiência para as contratações. Mas como ter experiência sem ter oportunidades?

É exatamente aí que entra o programa, nele é possível ter qualificação profissional e ser inserido no mercado de trabalho mesmo sem experiência e com direitos garantidos.

Direitos do Jovem Aprendiz

A Lei da Aprendizagem Nº 10.097/2000 trouxe diversos benefícios aos aprendizes, como:

Requisitos para ser Jovem Aprendiz

Para fazer parte do programa o jovem precisa atender a algumas exigências básicas.  Ele deve ter entre 14 e 24 anos. Além disso, pode já ter concluído o ensino básico ou ainda estar inserido nele, depende do cargo a ser ocupado dentro da empresa contratante.

Uma dúvida recorrente é sobre a possibilidade de estudantes de nível superior participarem do programa. E sim, é possível, desde que ele atenda aos requisitos, principalmente o referente a idade.

Informações importantes sobre o Programa Jovem Aprendiz

O contrato firmado entre o aprendiz e a empresa é de 2 anos, mas ele pode ser efetivado após esse prazo. Para isso, o empregado deve desempenhar bem suas funções.

O programa concede também benefícios para as empresas contratantes. E, por fim, existe sim a possibilidade do contrato ser revogado pela empresa.

Acompanhe a seção Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile