Cadastro no Passe Livre Estudantil está aberto; veja como ficar isento da tarifa

Desde ontem, segunda-feira (1º), os estudantes podem realizar o cadastro e recadastro no Passe Livre Estudantil. É importante lembrar que as viagens só serão liberadas após a divulgação dos calendários escolares de aulas presenciais.

Cadastro no Passe Livre Estudantil está aberto; veja como ficar isento da tarifa
Cadastro no Passe Livre Estudantil está aberto; veja como ficar isento da tarifa (Imagem: Reprodução/Google)

O Passe Livre Estudantil oferece a isenção da tarifa do transporte coletivo para estudantes. O direito surgiu após muita revindicação dos movimentos estudantis, com o intuito de oferecer condições de locomoção para esse grupo que, dificilmente, teria condições de pagar o transporte público diariamente.

Cada estado possui seus critérios para definir os estudantes contemplados, mas, geralmente, foca nos de ensino fundamental, médio e superior. Dessa maneira, para garantir o direito é necessário apresentar documentos que comprovem a matrícula escolar, endereço e renda familiar.

Devido à pandemia, as aulas estão acontecendo de forma remota e, portanto, não é necessária a locomoção dos estudantes.

Por esse motivo, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de Goiás informou que, mesmo o estudante sendo aprovado, só receberá as passagens quando as aulas presenciais forem retomadas.

O cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil pode ser feito até o dia 31 de março. Os estudantes de Goiânia devem realizar esse processo por meio digital no site Juventude GO. Quem ainda não possui o cartão terá que aguardar até dez dias para a aprovação e mais cinco para a confecção do documento.

A retirada do cartão é feita nas unidades do Vapt Vupt, sendo necessário realizar o agendamento do atendimento no site do órgão.  Já os residentes em Anápolis precisarão realizar o procedimento de forma presencial, sendo que aqueles que já possuem o Passe devem solicitar a atualização na sua instituição de ensino.

Os estudantes de Anápolis que ainda não possuem o Passe Livre devem comparecer à sede da Urban – Passe Livre Estudantil, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, Setor Central. A análise do pedido é feito em até sete dias, podendo ser acompanhada pelos telefones (62) 99206-7964 e (62) 99360-2568.

A retirada do documento é na unidade de referência do terminal Urbano de Anápolis, na Rua Tonico de Pina, Setor Central. Para ativá-lo basta ir a uma das unidades do Vapt Vupt, com o agendamento prévio.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.