Como golpistas conseguem sacar FGTS? Evite roubos na sua conta

Os megavazamentos de dados na rede, como o que aconteceu com 223 milhões de CPFs, expõe informações importantes. E golpistas podem utilizá-los para aplicar golpes como o do saque indevido do FGTS. 

Como golpistas conseguem sacar FGTS? Evite golpes na sua conta
Como golpistas conseguem sacar FGTS? Evite golpes na sua conta (Imagem: Reprodução/Google)

O golpe é aplicado desta maneira: utilizando o CPF e o nome dos trabalhadores, os golpistas fazem o cadastro no aplicativo Caixa Tem, inserindo um e-mail falso, e tem acesso ao dinheiro.

Como o aplicativo não pede confirmação da identidade do usuário, os golpistas não tem nenhum empecilho para conseguir acessar as contas do Caixa Tem.

O ponto fraco do sistema do Caixa Tem está na etapa de confirmação de dados dos usuários. Sendo assim, a dica mais importante para evitar que o dinheiro seja roubado pelo fraudador é o trabalhador fazer o cadastro no aplicativo FGTS e conferir o valor de seu saldo antes.

Como fazer o cadastro no aplicativo FGTS

  • Faça o download do app meu FGTS, disponível no Google Play e Apple Store, e cadastre seu email e telefone
  • Cadastre uma conta bancária. Desta forma, caso o golpista tente sacar o dinheiro, o dinheiro irá para a sua conta, não para a dele
  • Busque saques no extrato do app para comprovar se você não foi vítima de golpes (a Caixa fez saques automáticos de R$.1045 e R$500 reais — com os códigos COD 19E e COD 50 — que ficaram disponíveis em uma conta temporária do banco. Caso você (ou o golpista) não sacou este valor, eles foram devolvidos para sua a conta meses depois (no extrato aparece como AC REPOSIÇÃO).

Dicas pra se prevenir deste tipo de golpe

  • Utilize apenas os canais oficiais da Caixa para obter informações sobre o FGTS
  • Não informe senhas e dados em outros sites ou aplicativos
  • Fique sempre atento a qualquer atividade e situação não usual, e principalmente não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber.
  • A Caixa nunca pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.

Canais oficias da Caixa

Para informações sobre o FGTS, a Caixa disponibiliza estes canais oficiais:

  • Site FGTS
  • Central de Atendimento CAIXA 111, opção 2.
  • Aplicativo FGTS disponível para Android e iOS

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA