Caixa TEM paga abono salarial do PIS na poupança; saiba quem foi incluso

Segurados do abono salarial passam a receber por poupança digital. Para quem ainda não foi contemplado com os valores do PIS/PASEP ano base 2019, há novas mudanças em prática. A Caixa Econômica Federal está incluindo os trabalhadores no aplicativo Caixa Tem, nova ferramenta responsável pelas transições.

Caixa TEM paga abono salarial do PIS na poupança; saiba quem foi incluso (Imagem: Google)
Caixa TEM paga abono salarial do PIS na poupança; saiba quem foi incluso (Imagem: Google)

Lançado em 2020, o Caixa Tem está tomando cada vez mais espaço na economia brasileira. Inicialmente o aplicativo contemplava apenas os segurados do auxílio emergencial, mas agora realiza os pagamentos também do Bolsa Família e do abono salarial PIS/PASEP.

Abono salarial

Para os segurados do PIS, que não estão com contas registrados da na Caixa Econômica, a inclusão pelo Caixa Tem será obrigatória. De acordo com o banco, em parceria com o governo federal, a iniciativa objetiva garantir que esse grupo esteja vinculado aos seus serviços financeiros.

A gestão federal defende que com a centralização dos pagamentos no app, será mais fácil administrar o fluxo dos benefícios e controlar os valores de entrada e saída por cidadãos.

Pagamentos do PIS pelo Caixa Tem

O calendário de inclusão vem sendo feita de forma gradativa. Nesse momento, os contemplados são aqueles nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. Nos demais meses a divisão será da seguinte forma:

  • Dezembro: Caixa fez o pagamento no dia 15 de dezembro de 2020;
  • Janeiro e fevereiro: Caixa fez o pagamento no dia 19 de janeiro;
  • Março e abril: Caixa fará o pagamento no dia 11 de fevereiro;
  • Maio e junho: Caixa fará o pagamento do abono salarial no dia 17 de março.

Como acessar os valores do Caixa Tem

Para ter acesso ao pagamento basta estar conectado no aplicativo. A ferramenta é gratuita, disponível no sistema IOS e Android. Na hora do cadastro, é preciso informar dados como o nome completo, data de nascimento e telefone celular. Depois de receber o código de validação, por SMS, o acesso a carteira digital fica liberado.

No app é possível fazer pagamentos, transferências bancárias, compras pelo cartão de débito online e logo menos será disponibilizada também uma linha de crédito de até R$ 1 mil. Para mais informações sobre o app e demais benefícios, fique de olho em nosso portal.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.