Caixa TEM paga abono salarial do PIS na poupança; saiba quem foi incluso

Segurados do abono salarial passam a receber por poupança digital. Para quem ainda não foi contemplado com os valores do PIS/PASEP ano base 2019, há novas mudanças em prática. A Caixa Econômica Federal está incluindo os trabalhadores no aplicativo Caixa Tem, nova ferramenta responsável pelas transições.

Caixa TEM paga abono salarial do PIS na poupança; saiba quem foi incluso (Imagem: Google)
Caixa TEM paga abono salarial do PIS na poupança; saiba quem foi incluso (Imagem: Google)

Lançado em 2020, o Caixa Tem está tomando cada vez mais espaço na economia brasileira. Inicialmente o aplicativo contemplava apenas os segurados do auxílio emergencial, mas agora realiza os pagamentos também do Bolsa Família e do abono salarial PIS/PASEP.

Abono salarial

Para os segurados do PIS, que não estão com contas registrados da na Caixa Econômica, a inclusão pelo Caixa Tem será obrigatória. De acordo com o banco, em parceria com o governo federal, a iniciativa objetiva garantir que esse grupo esteja vinculado aos seus serviços financeiros.

A gestão federal defende que com a centralização dos pagamentos no app, será mais fácil administrar o fluxo dos benefícios e controlar os valores de entrada e saída por cidadãos.

Pagamentos do PIS pelo Caixa Tem

O calendário de inclusão vem sendo feita de forma gradativa. Nesse momento, os contemplados são aqueles nascidos nos meses de janeiro e fevereiro. Nos demais meses a divisão será da seguinte forma:

  • Dezembro: Caixa fez o pagamento no dia 15 de dezembro de 2020;
  • Janeiro e fevereiro: Caixa fez o pagamento no dia 19 de janeiro;
  • Março e abril: Caixa fará o pagamento no dia 11 de fevereiro;
  • Maio e junho: Caixa fará o pagamento do abono salarial no dia 17 de março.

Como acessar os valores do Caixa Tem

Para ter acesso ao pagamento basta estar conectado no aplicativo. A ferramenta é gratuita, disponível no sistema IOS e Android. Na hora do cadastro, é preciso informar dados como o nome completo, data de nascimento e telefone celular. Depois de receber o código de validação, por SMS, o acesso a carteira digital fica liberado.

No app é possível fazer pagamentos, transferências bancárias, compras pelo cartão de débito online e logo menos será disponibilizada também uma linha de crédito de até R$ 1 mil. Para mais informações sobre o app e demais benefícios, fique de olho em nosso portal.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.