BC anuncia funções INÉDITAS para o PIX a partir de fevereiro

Nesta quinta-feira (28), o diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, informou que nos próximos meses os trabalhadores poderão movimentar sua conta salário por meio do PIX. Além disso, também foram trazidas outras três novidades sobre o sistema. 

BC anuncia funções INÉDITAS para o PIX a partir de fevereiro
BC anuncia funções INÉDITAS para o PIX a partir de fevereiro (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O diretor anunciou as seguintes novas funções: o uso do Pix para saques em estabelecimentos comerciais, o pagamento por aproximação e o iniciador de pagamentos no sistema.

Para os saques em lojas, o usuário deve realizar uma transferência Pix para um estabelecimento comercial e retirar o valor em dinheiro. Com isso, pode ser feito um repasse em um valor maior que a compra e a retirada da diferença no caixa.

O pagamento por aproximação pode ser feito pelo celular, para isso basta aproximar o celular da maquininha de cartão, que debitará o valor.

Já para a iniciação do pagamento, será criado uma instituição financeira, com capital mínimo de R$1 milhão, no qual serão executadas as transferências, mas não participarão do fluxo financeiro.

Mello anunciou um sistema de devolução de recursos caso aconteça uma falha operacional das instituições ou de suspeita fundada de fraude.

O diretor do Banco Central, ainda prometeu para este ano de 2021 a integração dos aplicativos dos bancos com as outras instituições que participam do Pix. Por exemplo, vinculando a agenda dos celulares.

Com isso, os usuários podem usar o aplicativo da instituição financeira para que seja aberta a lista de contatos, e identifiquem quais números estão associados a uma chave Pix.

O Banco Central fez um balanço mostrando que desde o seu lançamento, o número de operações por meio da ferramenta ultrapassou o volume somado de transferências eletrônicas diretas (TED), e de documentos de ordem de crédito (DOC).

Como aderir ao PIX?

Para aderir ao Pix é necessário que o usuário crie uma chave. Essa chave pode ser criada usando os canais de atendimento do banco ou instituição financeira onde tem conta.

Como fazer pagamentos?

No momento de realizar a transação, a opção do Pix vai aparecer no aplicativo ao lado da TED ou DOC.

Depois, só escolher por ela que a operação será feita. Claro, digitando a chave informada pelo destinatário do pagamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!