Solicitações do seguro desemprego tem QUEDA significativa no Mato Grosso do Sul

Brasileiros investem no empreendedorismo e abandonam solicitações do seguro desemprego. Nessa semana, um levantamento realizado pelo Ministério da Economia revelou que, no Mato Grosso do Sul, o índice de desempregados em busca de assistência federal vem reduzindo consideravelmente.

Solicitações do seguro desemprego tem QUEDA significativa no Mato Grosso do Sul (Imagem: Google)
Solicitações do seguro desemprego tem QUEDA significativa no Mato Grosso do Sul (Imagem: Google)

Com a crise do novo coronavírus afetando fortemente a economia nacional, muitos brasileiros passaram a ficar desempregados.

No entanto, mesmo diante do momento de instabilidade financeira, parte significativa da população deixou de recorrer ao seguro desemprego para empreender.

Brasileiros passam a abrir seus próprios negócios

Conforme explica a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias, o principal motivo nas quedas de solicitação do benefício é a nova educação financeira, onde os cidadãos optam por abrir seus próprios negócios.

“Durante os meses de abril e maio, o desemprego foi bem significativo e continuou crescendo nos meses seguintes, mas foi perdendo aos poucos a velocidade. É importante destacar que, em meio à pandemia, as pessoas tiveram alterações comportamentais: aquelas que estavam desempregadas tentaram buscar oportunidades e saídas de empregos”.

Seguro desemprego em baixa

De acordo com os dados do governo, apenas o estado do Mato Grosso do Sul registrou, em 2020, 95.559 solicitações do seguro desemprego. O número é 5,7% menor do que todo o registro de 2019, quanto houveram 101.393 pedidos.

Só em dezembro de 2020 o estado teve 6.532 pedidos do seguro desemprego. Se comparado com o mesmo período em 2019, a queda total foi de 8,11%, quando 7.109 brasileiros solicitaram o benefício.

Daniela explica que os segmentos mais acometidos pelo desemprego foram os de comércio e serviços.

“Nós temos destaque para os segmentos de comércio e serviços, que foram os que mais dispensaram funcionários. [Esses setores] são também os que mais empregam, porém, foram os que de imediato tiveram uma interferência bastante significativa, principalmente nos setores imobiliário, administrativo e no ramo de alimentação”, disse.

Sobre o seguro desemprego

Trata-se de um benefício federal que tem como principal objetivo garantir assistência financeira para os trabalhadores demitidos sem justa causa. Durante um período de três a cinco meses o governo passa o salário desses cidadãos de modo que eles consigam se reorganizar profissionalmente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.