Coronavírus liderou e aumentou pedidos de auxílio doença do INSS em 2020

Pandemia do novo coronavírus segue gerando novos números no INSS. Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que parte significativa das solicitações do auxílio doença, feitas em 2020, foram motivadas pelo covid-19. Cerca de 39.532 benefícios, pela modalidade, foram concedidos.

Coronavírus liderou e aumentou pedidos de auxílio doença do INSS em 2020 (Imagem: Google)
Coronavírus liderou e aumentou pedidos de auxílio doença do INSS em 2020 (Imagem: Google)

Desde março de 2020 a pandemia do novo coronavírus vem deixando uma série de marcas pelo mundo. No Brasil, além de reforçar a desigualdade social, aumentar o desemprego e deixar milhares de vítimas, a doença gerou um grande fluxo de solicitações do auxílio doença no INSS.

Por de tratar de uma realidade que afeta a saúde do cidadão, o órgão informou que recebeu mais de 39 mil solicitações do auxílio doença, sendo parte significativa motivada pelo covid-19. Os contemplados ganham o direito de se ausentarem do trabalho sem perder sua renda salarial.

De acordo com os relatórios elaborados pelo próprio INSS, o auxílio doença foi o segundo benefício mais pedido entre março e dezembro de 2020, ficando atrás apenas das aposentadorias.

O auxílio doença é válido para casos de covid?

Um dos grandes questionamentos dos trabalhadores é se tinham o direito de se afastar do ofício por causa da covid. Advogados especializados nos regimes de trabalho afirmam que sim, é possível ser um contemplado.

No entanto, uma das observações mais importantes é que o cidadão precisa comprovar que foi infectado no trabalho.

Nesse caso, ele pode exibir provas como mensagens de seus patrões que o obriguem a ir até a empresa, ou até mesmo mostrar que não lhe foram ofertados os equipamentos individuais de segurança.

Testemunhas como demais colegas que afirmem a negligencia do chefe também podem colaborar com o processo. Nas perícias médicas, o INSS fica responsável por avaliar a situação de saúde e determinar o período em que o servidor poderá ficar afastado.

Caso o benefício seja aprovado, ele tem direito de permanecer recebendo seu salário sem que haja descontos mediante a falta de cumprimento de sua carga horária.

Como solicitar o auxílio doença?

Atualmente a solicitação deve ser feita através do aplicativo do Meu INSS. Basta acessar a plataforma, selecionar a modalidade do auxílio doença e dar entrada no requerimento para análise.

O sujeito deverá marcar uma perícia médica, em alguma agencia o instituto e somente após tal avaliação é que terá seu benefício avaliado e validado. O pagamento passa a ser feito até 30 dias após a aprovação.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.