Coronavírus liderou e aumentou pedidos de auxílio doença do INSS em 2020

Pandemia do novo coronavírus segue gerando novos números no INSS. Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que parte significativa das solicitações do auxílio doença, feitas em 2020, foram motivadas pelo covid-19. Cerca de 39.532 benefícios, pela modalidade, foram concedidos.

Coronavírus liderou e aumentou pedidos de auxílio doença do INSS em 2020 (Imagem: Google)
Coronavírus liderou e aumentou pedidos de auxílio doença do INSS em 2020 (Imagem: Google)

Desde março de 2020 a pandemia do novo coronavírus vem deixando uma série de marcas pelo mundo. No Brasil, além de reforçar a desigualdade social, aumentar o desemprego e deixar milhares de vítimas, a doença gerou um grande fluxo de solicitações do auxílio doença no INSS.

Por de tratar de uma realidade que afeta a saúde do cidadão, o órgão informou que recebeu mais de 39 mil solicitações do auxílio doença, sendo parte significativa motivada pelo covid-19. Os contemplados ganham o direito de se ausentarem do trabalho sem perder sua renda salarial.

De acordo com os relatórios elaborados pelo próprio INSS, o auxílio doença foi o segundo benefício mais pedido entre março e dezembro de 2020, ficando atrás apenas das aposentadorias.

O auxílio doença é válido para casos de covid?

Um dos grandes questionamentos dos trabalhadores é se tinham o direito de se afastar do ofício por causa da covid. Advogados especializados nos regimes de trabalho afirmam que sim, é possível ser um contemplado.

No entanto, uma das observações mais importantes é que o cidadão precisa comprovar que foi infectado no trabalho.

Nesse caso, ele pode exibir provas como mensagens de seus patrões que o obriguem a ir até a empresa, ou até mesmo mostrar que não lhe foram ofertados os equipamentos individuais de segurança.

Testemunhas como demais colegas que afirmem a negligencia do chefe também podem colaborar com o processo. Nas perícias médicas, o INSS fica responsável por avaliar a situação de saúde e determinar o período em que o servidor poderá ficar afastado.

Caso o benefício seja aprovado, ele tem direito de permanecer recebendo seu salário sem que haja descontos mediante a falta de cumprimento de sua carga horária.

Como solicitar o auxílio doença?

Atualmente a solicitação deve ser feita através do aplicativo do Meu INSS. Basta acessar a plataforma, selecionar a modalidade do auxílio doença e dar entrada no requerimento para análise.

O sujeito deverá marcar uma perícia médica, em alguma agencia o instituto e somente após tal avaliação é que terá seu benefício avaliado e validado. O pagamento passa a ser feito até 30 dias após a aprovação.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.