Abrir uma empresa é uma forma de se formalizar e garantir os benefícios da Previdência Social, como aposentadoria, salário maternidade e auxílio doença. Porém, antes de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) é importante saber quais são as profissões permitidas nessa modalidade.
Os cidadãos que desejam abrir uma empresa na modalidade MEI e estão buscando informações sobre os benefícios e contribuições dessa modalidade, chegaram ao lugar certo. Neste post iremos esclarecer as principais dúvidas sobre o Microempreendedor Individual.
O MEI é uma ótima opção para quem possui empresas que tenha um faturamento anual de até R$ 81 mil, ou seja, que tenha uma renda mensal de até R$ 6.750,00 mensal. Porém, esse não é o único critério para ingressar nesse regime que também possui exigências.
O MEI é considerado a modalidade de contribuição mais simples, mesmo assim, há algumas restrições que podem impedir o registro como microempreendedor. A primeira é a atividade econômica exercida pela empresa que precisa estar na lista de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
A lista da CNAE possui mais de 400 funções identificadas por códigos e é dividida em três setores: serviços, comércio e indústria. As profissões abrangem diversos ramos que eram trabalhos realizados de forma informal por causa da burocracia e dos custos altos para a regularização.
Ao identificar a atividade que irá exercer e o código CNAE é preciso informar o número no registro. O que poucas pessoas sabem é que é possível registrar mais de uma atividade, ficando uma atividade principal e as atividades secundárias.
A atividade principal será aquela que resulta o maior faturamento do empreendimento. As atividades secundárias são as complementares que as empresas fazem. As atividades permitidas também podem ser verificadas no Portal do Empreendedor.
Ao acessar a plataforma basta clicar na barra inferior em “Quero ser MEI”. Você será direcionado para uma nova página, na qual deve clicar em “Ocupações Permitidas”.
A plataforma te direcionará para mais uma página, na qual terá todas as atividades permitidas, divididas por letra e com o código CNAE.
Dessa maneira, ao identificar a atividade principal e as secundárias, basta anotar o código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas e preencher o registro do Microempreendedor Individual com os números escolhidos.
Lista de profissões como MEI
Algumas das ocupações que se enquadram são:
- Açougueiro;
- Assessor de eventos;
- Adestrador de animais;
- Agente de turismo;
- Barbeiro;
- Boleiro e doceiro;
- Maquiador;
- Cabeleireiro;
- Costureiro;
- Professor de línguas;
- Estilista;
- Artesão;
- Motoboy;
- Redator;
- Cozinheiro;
- Instalador de equipamento;
- Eletricista.