CNH vence em 2021? Veja regras para regularizar seu documento

Brasileiros com a CNH vencida devem ficar atentos aos prazos de renovação do documento. Devido a pandemia do novo coronavírus, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) realizou uma série de modificações nos serviços do Detran. A Carteira de Habilitação invalidada em 2020 deverá ser atualizada sob regimentos específicos.

CNH vence em 2021? Veja regras para regularizar seu documento (Imagem: Reprodução/Google)
CNH vence em 2021? Veja regras para regularizar seu documento (Imagem: Reprodução/Google)

Diante da necessidade de isolamento social e com o fechamento das agencias do Detran em todos os estados brasileiros, o Contran alterou os prazos para que os motoristas atualizem suas CNH. O procedimento exige ainda a quitação do Documento de Arrecadação Estadual e a realização dos exames médicos.

Prazos para correção da CNH vencida

Em novembro de 2020 o Contran informou que estaria prolongando os prazos para a atualização da CNH. Dessa forma, os motoristas que, por exemplo, tinham o documento vencido em fevereiro de 2020 terão até fevereiro de 2021 para fazer a correção.

O cronograma oficial ficou determinado que cada motorista terá até 365 dias para atualizar o registro, sendo este validado de acordo com a data obrigatória de 2020. Ou seja, quem tinha o vencimento em dezembro do ano passado poderá circular desatualizado até dezembro deste ano.

Prorrogação de multas e demais serviços

Há ainda variações a depender dos estados. Para o Amazonas, o órgão informou que as multas e licenciamento dos veículos poderão ser quitados posteriormente. De acordo com a portaria nº 196 a prorrogação dos prazos deve ser normalizada nas demais regiões.

Foi reiterado ainda que o “Contran não foi acionado em nenhum outro momento sobre qualquer dificuldade dos órgãos em cumprir o estipulado na Resolução nº 805/20. Além disso, é importante frisar que o órgão ainda consultou a demanda reprimida dos Detrans para decidir a melhor maneira dos prazos voltarem a ser contados”.

Como atualizar a CNH

Para poder corrigir o documento o cidadão deve primeiro marcar um horário de atendimento na unidade do Detran mais próxima de sua região.

Além disso, é preciso corrigir todos os atrasos relacionados a seu veículo e carteira de habilitação, como multas e impostos e realizar os exames obrigatórios.

É importante ressaltar que, conforme a aprovação do governo federal, os prazos de renovação da CNH foram estendidos em até 10 anos, de acordo com o novo código de trânsito nacional. Saiba mais aqui.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.