13° salário do INSS pode ser antecipado para calendário de fevereiro

Neste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estava programando o pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas no mês de agosto na primeira parcela. Enquanto a segunda parcela em dezembro, como é pago todos os anos. Mas, podem haver mudanças. 

13° salário do INSS pode ser antecipado para calendário de fevereiro
13° salário do INSS pode ser antecipado para calendário de fevereiro (Imagem: Reprodução/Google)

No começo, o decreto nº 10.410 que foi no Diário Oficial da União (DOU) trouxe como intenção de que a primeira parcela do 13º salário fosse paga em agosto, e a segunda em dezembro.

Apesar disso, o governo decidiu adiantar os pagamentos por conta do impacto na economia que será causado pelo aumento do número de casos do novo coronavírus, o que está gerando uma 2ª onda.

A primeira parcela será paga no mês de fevereiro, e a segunda parcela no mês de março.

De acordo com Paulo Guedes, essa iniciativa será viável, pois não terá custo fiscal, já que os recursos estavam previstos no orçamento e serão apenas retirados com antecedência.

Quem poderá receber o 13° salário do INSS antecipado?

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão;
  • Salário-maternidade.

O que é o 13º salário?

O 13º salário é como se fosse um salário extra, que é pago para os brasileiros com trabalho formal, ou seja, com carteira assinada.

O valor é pago sempre no mês de dezembro, para aqueles que mantiveram o vínculo por 12 meses com uma empresa.

No caso da Previdência Social, o pagamento é feito também como uma parcela extra para todos aqueles que recebem pensão e aposentadorias.

Quando vou receber o benefício?

As datas vão de acordo com o valor que será recebido e o número final do benefício, sem levar em consideração o dígito. Sendo assim, se o número é 123.456.789 – 0, desconsidere o 0 que é o dígito,o número final é 9.

Recebem primeiro os beneficiários que ganham até um salário mínimo, que hoje está no patamar de R$1.100. Aqueles que ganham mais que o piso nacional, recebe em datas diferentes.

Caso o dia do pagamento tenha caído em um feriado, o depósito será feito no dia útil seguinte. Confira calendário do INSS pagamentos para 2021:

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!