Neste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estava programando o pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas no mês de agosto na primeira parcela. Enquanto a segunda parcela em dezembro, como é pago todos os anos. Mas, podem haver mudanças.
No começo, o decreto nº 10.410 que foi no Diário Oficial da União (DOU) trouxe como intenção de que a primeira parcela do 13º salário fosse paga em agosto, e a segunda em dezembro.
Apesar disso, o governo decidiu adiantar os pagamentos por conta do impacto na economia que será causado pelo aumento do número de casos do novo coronavírus, o que está gerando uma 2ª onda.
A primeira parcela será paga no mês de fevereiro, e a segunda parcela no mês de março.
De acordo com Paulo Guedes, essa iniciativa será viável, pois não terá custo fiscal, já que os recursos estavam previstos no orçamento e serão apenas retirados com antecedência.
Quem poderá receber o 13° salário do INSS antecipado?
- Auxílio-doença;
- Auxílio-acidente;
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão;
- Salário-maternidade.
O que é o 13º salário?
O 13º salário é como se fosse um salário extra, que é pago para os brasileiros com trabalho formal, ou seja, com carteira assinada.
O valor é pago sempre no mês de dezembro, para aqueles que mantiveram o vínculo por 12 meses com uma empresa.
No caso da Previdência Social, o pagamento é feito também como uma parcela extra para todos aqueles que recebem pensão e aposentadorias.
Quando vou receber o benefício?
As datas vão de acordo com o valor que será recebido e o número final do benefício, sem levar em consideração o dígito. Sendo assim, se o número é 123.456.789 – 0, desconsidere o 0 que é o dígito,o número final é 9.
Recebem primeiro os beneficiários que ganham até um salário mínimo, que hoje está no patamar de R$1.100. Aqueles que ganham mais que o piso nacional, recebe em datas diferentes.
Caso o dia do pagamento tenha caído em um feriado, o depósito será feito no dia útil seguinte. Confira calendário do INSS pagamentos para 2021: