Pandemia do novo coronavírus segue gerando novos números no INSS. Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que parte significativa das solicitações do auxílio doença, feitas em 2020, foram motivadas pelo covid-19. Cerca de 39.532 benefícios, pela modalidade, foram concedidos.
Desde março de 2020 a pandemia do novo coronavírus vem deixando uma série de marcas pelo mundo. No Brasil, além de reforçar a desigualdade social, aumentar o desemprego e deixar milhares de vítimas, a doença gerou um grande fluxo de solicitações do auxílio doença no INSS.
Por de tratar de uma realidade que afeta a saúde do cidadão, o órgão informou que recebeu mais de 39 mil solicitações do auxílio doença, sendo parte significativa motivada pelo covid-19. Os contemplados ganham o direito de se ausentarem do trabalho sem perder sua renda salarial.
De acordo com os relatórios elaborados pelo próprio INSS, o auxílio doença foi o segundo benefício mais pedido entre março e dezembro de 2020, ficando atrás apenas das aposentadorias.
O auxílio doença é válido para casos de covid?
Um dos grandes questionamentos dos trabalhadores é se tinham o direito de se afastar do ofício por causa da covid. Advogados especializados nos regimes de trabalho afirmam que sim, é possível ser um contemplado.
No entanto, uma das observações mais importantes é que o cidadão precisa comprovar que foi infectado no trabalho.
Nesse caso, ele pode exibir provas como mensagens de seus patrões que o obriguem a ir até a empresa, ou até mesmo mostrar que não lhe foram ofertados os equipamentos individuais de segurança.
Testemunhas como demais colegas que afirmem a negligencia do chefe também podem colaborar com o processo. Nas perícias médicas, o INSS fica responsável por avaliar a situação de saúde e determinar o período em que o servidor poderá ficar afastado.
Caso o benefício seja aprovado, ele tem direito de permanecer recebendo seu salário sem que haja descontos mediante a falta de cumprimento de sua carga horária.
Como solicitar o auxílio doença?
Atualmente a solicitação deve ser feita através do aplicativo do Meu INSS. Basta acessar a plataforma, selecionar a modalidade do auxílio doença e dar entrada no requerimento para análise.
O sujeito deverá marcar uma perícia médica, em alguma agencia o instituto e somente após tal avaliação é que terá seu benefício avaliado e validado. O pagamento passa a ser feito até 30 dias após a aprovação.