IPVA 2021 não será cobrado para pessoas com deficiência em SP

Justiça interfere nas decisões do governo de São Paulo sobre cobranças do IPVA. Nesse final de semana, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) informou que o governado não poderá cobrar as taxas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para pessoas com deficiência.

IPVA 2021 não será cobrado para pessoas com deficiência em SP (Imagem: Google)
IPVA 2021 não será cobrado para pessoas com deficiência em SP (Imagem: Google)

Em meados de dezembro de 2020 o governo de São Paulo divulgou o calendário de pagamento do IPVA 2021 e as obrigatoriedades do imposto.

Entre os contribuintes estavam pessoas com deficiência que tivessem acesso a direção. No entanto, após uma ação civil ajuizada pelo Ministério Público, a decisão foi suspensa.

Deficientes isentos do IPVA SP 2021

De acordo com a decisão do TJ-SP, a obrigatoriedade do pagamento deveria ser vista como uma “aparente violação ao princípio constitucional da isonomia”.

Desse modo, o MP concluiu que tal divisão deverá reforçar uma “discriminação indevida entre os motoristas com deficiência, em prejuízo daqueles que têm deficiência grave ou severa mas que não necessitam de veículo adaptado”.

“A diferenciação ilegal, ferindo, entre vários outros, o princípio da igualdade tributária, trata como fato gerador da tributação ou da isenção não a condição vulnerável do contribuinte deficiente, mas o tipo de adaptação implementada no veículo”, argumentou a justiça.

Secretaria da Fazenda se pronuncia

Diante de tal intimação, a Sefaz informou que ainda não tinha sido informada legalmente sobre a decisão da justiça e que aguarda a chegada do documento para determinar a suspensão definitiva da cobrança.

Em nota, o órgão explicou que a concessão do IPVA para parte dos deficientes almejava amplificar a taxa de isenção para os menos favorecidos, como autistas e as pessoas com deficiência física, visual e mental, severa ou profunda, não condutoras.

“O governo do estado promoveu alterações nas regras para concessão de IPVA-PCD para garantir o direito de quem realmente precisa. Nos últimos quatro anos, o número de veículos com isenção cresceu de 138 mil para 351 mil, um aumento de mais de 150%, enquanto o crescimento da população com deficiência no estado cresceu apenas 2,1% no mesmo período, segundo levantamento da Secretaria da Pessoa com Deficiência”, diz nota da secretaria.

De acordo com os dados da própria Sefaz, atualmente o governo destina parte significativa da arrecadação do IPVA para poder reduzir os impactos do novo coronavírus.

Além disso, o orçamento deverá ser utilizado também para garantir a administração do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), contemplado com 20% dos recursos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.