Calendário de vacinação do COVID-19 começou no Ceará! Veja quando receberá imunizante

Na segunda-feira (18), chegaram a Fortaleza as 218 mil doses da vacina Coronavac. Com isso, o governo deu início, imediatamente, ao calendário de vacinação do COVID-19 com a distribuição aos demais municípios do estado Cearense.

Calendário de vacinação do COVID-19 começou! Veja quando receberá imunizante
Calendário de vacinação do COVID-19 começou no Ceará! Veja quando receberá imunizante (Imagem: Reprodução/Google)

No dia 18 começou o calendário de vacinação do COVID-19 no Ceará, assim que as vacinas da Coronavac chegaram ao estado foram aplicadas as primeiras doses em uma cerimônia.

No evento, 05 profissionais de saúde do Hospital Estadual Leonardo da Vinci, 05 profissionais Hospital Geral de Fortaleza e um líder indígena receberam as doses na unidade de saúde.

O Governador do Ceará, Camilo Santana, agradeceu ao Ministério da Saúde e a todos que ajudaram na chegada das doses no estado, como a Força Aérea Brasileira (FAB), a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros, e a Fraport.

Santana concluiu os agradecimentos aos profissionais da saúde, afirmando que eles são a peça mais fundamental em toda a campanha de vacinação. O governo relembrou que, há quase um ano, são esses profissionais que estão na linha de frente, atendendo e acolhendo as pessoas.

Concluiu dizendo que os profissionais da saúde são os nossos guerreiros e que até o momento foi uma luta diárias, mas que agora começará a campanha de vacinação e que o fim de todo esse período de crise está se aproximando.

As 218 mil doses da vacina Coronavac, produzidos pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, fazem parte da primeira remessa de imunizantes. Com isso, o Ceará irá vacinar 109 mil pessoas.

O Ceará, assim como outros estados, já está guardando as vacinas para a segunda dose, já que a imunização só é garantida após isso. Por isso mesmo, não adianta vacinar 218 mil pessoas e não ter vacinas para a segunda dose após 20 dias.

Sendo assim, sem a segunda dose a imunização não é eficaz, sendo que após o prazo de 20 dias se não for tomada a outra dose será necessário começar tudo do zero. Por isso, o governador, junto com a secretaria de saúde do estado, resolveu vacinar 109 mil cearenses.

De acordo com Santana, o estado já possui um calendário de vacinação do COVID-19 que foi montado pela Secretaria da Saúde do Estado. Porém, para que a campanha continue é esperado o recebimento de mais doses ainda essa semana.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.