Detran-RO orienta motoristas para emissão do CRLV Digital após fim da versão em papel

Detran de Rondônia explica mudanças nas documentações dos veículos. Para os motoristas do estado é preciso ficar atento. No último dia 4 o órgão informou que estará digitalizando registros como o Certificado de Registro de Veículo (CRV), e o Certificado de Licenciamento Anual (CLA). No texto abaixo, entenda o que isso significa e como ter acesso a versão online.

Detran-RO orienta motoristas para emissão do CRLV Digital após fim da versão em papel (Foto: Reprodução Google)
Detran-RO orienta motoristas para emissão do CRLV Digital após fim da versão em papel (Foto: Reprodução Google)

Um dos grandes efeitos da pandemia do novo coronavírus foi a digitalização de uma série de serviços. Para o Detran de Rondônia, ficou estabelecido que os documentos que anteriormente eram emitidos em papel moeda agora deverão ser acessados pelo app da CNH Digital.

A decisão foi tomada juntamente com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), já publicada oficialmente no Diário Oficial da União.

Documentos digitais

A partir de agora, a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV), do Certificado de Licenciamento Anual (CLA) e do comprovante de transferência de propriedade deverão ser feitas online.

Conforme explicou o diretor-geral do Detran Rondônia, Neil Aldrin Faria Gonzaga, a iniciativa visa unificar os dados dos motoristas, resultando então no fim do Certificado de Registro de Veículo (CRV) que até então era impresso em papel-moeda. Ele será integrado ao registro do licenciamento anual, atualmente validado como o CRLV-e.

“Os dados sobre a propriedade e licenciamento do veículo ficarão inseridos no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo por meio digital”, afirmou o gestor.

Como se cadastrar no sistema digital

Para poder fazer a solicitação do documento online, Neil solicita que a população acesse a página do Detran estadual e faça seu cadastro. O procedimento é simples, basta informar os dados de identificação pessoal e do veículo.

Feito o registro, o usuário conseguirá ter acesso ainda a todos os informes sobre sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), podendo inclusive baixar e imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV-e).

É válido ressaltar que no atual modelo será ainda permitida a impressão caseira em papel sulfite A4, tendo validade jurídica caso o motorista seja parado por algum agente de trânsito. Outra opção é baixa o app da CNH digital e apresenta-lo por meio do celular.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.