Sem poupatempo, DETRAN-SP divulga novas regras para emitir CNH

Na última sexta-feira (15), às solicitações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado de São Paulo, como renovação, primeira e segunda via e versão definitiva, devem ser solicitadas apenas para a realização da entrega do documento físico pelos Correios. 

Sem poupatempo, DETRAN-SP divulga novas regras para emitir CNH
Sem poupatempo, DETRAN-SP divulga novas regras para emitir CNH (Imagem: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil)

O documento será enviada ao endereço de cadastro do motorista junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran SP).

Os motoristas podem baixar de forma gratuita a versão do documento digital no mesmo dia da realização do exame médico.

A intenção da medida é diminuir a quantidade de pessoas dentro das unidades do Poupatempo e do Detran SP em todo o estado.

Porém, mesmo com o aumento no número de casos do novo coronavírus, conseguiram manter as unidades abertas para o atendimento presencial dos serviços essenciais para a população.

Segundo o diretor da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), Murilo Macedo, a previsão é que cerca de 450 mil pessoas não necessitem comparecer aos postos de atendimento, recebendo os documentos no conforto de casa.

“Neste momento em que volta a aumentar o número de infectados pela pandemia em todo o país, os esforços do Governo de São Paulo são para garantir que os cidadãos estejam protegidos, evitando deslocamentos desnecessários”, explicou.

Os procedimentos de solicitação da CNH já são realizados de forma digital no estado, por meio do portal ou aplicativo Poupatempo Digital

Após a realização do exame médico nas clínicas credenciadas ao Detran SP, o condutor deve aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail para acessar a versão digital da CNH, que tem a mesma validade do documento em papel, e estará disponível em poucas horas no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Além disso, os motoristas pagam as taxas de emissão do documento e também o envio pelos Correios pode ser feito diretamente no banco, caixas eletrônicos ou internet banking.

Para finalizar a solicitação, é necessário clicar na opção com postagem. O serviço sem essa opção estará indisponível.

Em posse do código de postagem, os motoristas devem fazer o rastreio do envio do documento.

A CNH será entregue no endereço de cadastro do motorista junto ao Detran de São Paulo.