INSS está em crise? 1,7 MILHÕES de pedidos ficaram represados no último ano

Pontos-chave
  • INSS atrasa benefício de milhares de brasileiros;
  • Não há previsão para zerar as filas de concessão previdenciárias;
  • População deve recorrer a justiça para ter acesso aos pagamentos.

INSS vive novo período de crise com mais de 1,7 milhão de pessoas na fila de análise de seus benefícios. Nessa semana, uma reportagem especial do portal G1 revelou que o Instituto Nacional do Seguro Social ultrapassou o número de atrasos registrados em 2020. De acordo com o texto, 1,2 milhão de requerimentos não passaram nem pela primeira avaliação.

INSS está em crise? 1,7 MILHÕES de pedidos ficaram represados no último ano (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)
INSS está em crise? 1,7 MILHÕES de pedidos ficaram represados no último ano (Imagem: Arquivo/Agência Brasil)

Para os brasileiros que aguardam nas filas de concessão do INSS as notícias não são boas. Desde a reforma da previdência, em novembro de 2019, o instituto enfrentava dificuldades para encerrar as solicitações beneficiárias pendentes. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus o número se agravou.

INSS revela números de suas filas

Segundo os dados do próprio INSS 1,2 milhão de pedidos que precisam passar ainda pelo primeiro processo de análise e triagem. Já outros 477 mil já foram vistos e retomaram devido a falta de documentação dos segurados.

Se somados, são mais de 1,7 milhões de requerimentos que não foram concluídos em 2020.

É válido ressaltar que, de acordo com a legislação do INSS, o período de análise de um benefício deveria ser de até 45 dias. No entanto, em dezembro do ano passado, esse prazo era de 66 dias, prolongado por causa do novo coronavírus. Atualmente, o tempo voltou a ser reduzido, porém não cumprido pelo órgão.

Perícia INSS pela internet: Como agendar? Guia completo de serviços Meu INSS

Espera por região

O Acre é uma das regiões mais afetadas pelo atraso. A população está esperando cerca de 97 dias para ter o benefício analisado. O período é duas vezes maior do que o determinado por lei, podendo ser ainda ultrapassado.

Já no Mato Grosso do Sul, o tempo médio de espera é de 51 dias, 6 a mais do que o permitido legalmente. O estado é um dos menos afetados, conseguindo manter um fluxo mínimo de atendimento para os segurados.

Pandemia agravou a situação

Questionado sobre tais atrasos o INSS informou que a pandemia vem dificultando o período de análise. Segundo o órgão, foi preciso congelar temporariamente as novas solicitações para dar andamento a aquelas travadas desde a reforma da previdência.

O instituto afirmou ainda que está trabalhando para aumentar o número de servidores nessas análises dos requerimentos. Atualmente 30% dos trabalhadores atuam nesse setor, a ideia é que ao menos 40% passem a ficar exclusivamente nos novos pedidos.

Isso diminuirá sensivelmente o tempo de concessão, o que acarretará na diminuição de pagamento de correção, uma vez que os benefícios serão concedidos dentro do prazo previsto”, informou o INSS.

Além disso, o INSS espera ainda que com o tele-trabalho o procedimento possa ser otimizado. Parte da equipe vem trabalhando via acesso remoto por causa da pandemia. Desse modo, a expectativa é de que o número da fila consiga ser minimizado ainda nesse primeiro semestre.

“Esses servidores trabalham com meta mensal maior do que os demais, portanto, apresentam maior produtividade na análise de requerimentos, o que acarretará em notória queda do estoque de pedidos”, prevê.

INSS está em crise? 1,7 MILHÕES de pedidos ficaram represados no último ano (Imagem: Sérgio Lima/Poder 360)
INSS está em crise? 1,7 MILHÕES de pedidos ficaram represados no último ano (Imagem: Sérgio Lima/Poder 360)

Balanço geral das filas do INSS

Até 2019, o número de pessoas esperando era de 2,232 milhões. O número tinha sido inicialmente reduzido para 1,632 milhão e depois para 1,3 milhão.

No entanto, do último semestre de 2020 até este mês de janeiro, a quantia voltou a subir consideravelmente. Ainda segundo o órgão, por mês tem sido realizadas cerca de 835 mil análises.

Diante de tal espera, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU), sob a aprovação do Supremo Tribunal Federal (STF), aumentou os prazos de análise de acordo com os seguintes benefícios:

Para mais informações sobre o INSS acesse nosso portal previdenciário.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile