IPVA 2021, licenciamento e TODOS os outros gastos com seu veículo esse mês

Para que um veículo possa circular, algumas despesas deverão consideradas ao longo do ano, como o IPVA 2021 e licenciamento. Além dos custos obrigatórios, outros custos opcionais costumam estar presentes no orçamento. Confira os possíveis gastos com seu veículo este mês.

IPVA 2021, licenciamento e TODOS os outros gastos com seu veículo esse mês
IPVA 2021, licenciamento e TODOS os outros gastos com seu veículo esse mês (Imagem: Montagem/FDR)

IPVA 2021

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo realizado anualmente, e costuma ter o início de pagamento já no começo do ano. As regras para quitar variam conforme o estado.

Em geral, será possível pagar o imposto à vista, com desconto, ou parcelado. Normalmente, o prazo de pagamento depende do número final da placa do veículo. Sendo assim, esteja atento às datas previstas para a região.

Licenciamento

O licenciamento também faz parte dos pagamentos obrigatórios a serem feitos este ano. Ao efetuar o pagamento da taxa, o proprietário poderá emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e estará legalizado a circular.

As regras também variam de acordo com o estado. Para não perder os prazos, confira o calendário e as condições de pagamentos da respectiva região.

Seguro particular

O seguro particular é um serviço opcional em que há cobertura de possíveis despesas relacionadas ao veículo. A contratação desse serviço tem sido feita como uma forma de se prevenir de imprevistos, como acidentes e colisões.

Há também a possibilidade de indenizações em caso de perda total, conforme as condições previstas no contrato.

Vale lembrar que, no caso do seguro obrigatório DPVAT, não haverá cobrança para este ano. Este serviço oferece indenização para as vítimas de acidentes de trânsito. Sendo assim, as indenizações são relacionadas aos danos pessoais.

Combustível, pedágio e manutenções

Para que o veículo possa circular ao longo do dia a dia, o proprietário deve fazer um planejamento mensal dos gastos com combustíveis. Caso os trajetos cotidianos incluam pedágios, esse gasto deve ser considerado na organização.

Para estar preparado no orçamento, é importante considerar as possíveis manutenções a serem feitas. Após uma certa rodagem do veículo, é recomendado realizar uma revisão.

Dessa forma, reduzirá as chances de ter problemas futuros e aumentará a segurança ao conduzir o veículo.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

IPVA 2021, licenciamento e TODOS os outros gastos com seu veículo esse mês

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA