Governo cogita criar Carteira Digital com todos os documentos do cidadão

Governo avalia a possibilidade de criar uma carteira de identificação digital única. Diante do forte processo de digitalização dos serviços públicos, o ministério da economia está trabalhando na construção de uma nova ferramenta online que sirva como um documento de identificação geral para todos os brasileiros.

Governo cogita criar Carteira Digital com todos os documentos do cidadão (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Governo cogita criar Carteira Digital com todos os documentos do cidadão (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Após lançar o Caixa Tem, otimizar o funcionamento do Cadastro Único online, carteira de trabalho digital e demais apps, o governo deseja criar um aplicativo onde sejam arquivadas todas as informações de identificação da população.

A ferramenta deverá funcionar como uma carteira digital única, onde seja possível ter acesso a informações de cunho trabalhista, pessoal, social, relacionadas aos serviços de trânsito e mais. O projeto ainda precisa ser melhor desenhado, mas já vem sendo elaborado em Brasília.

Carteira digital

De acordo com as informações concedidas até o momento, o governo almeja que por meio da utilização do CPF e uso de biometria, o usuário registre todos os seus dados e assim gere uma plataforma de busca para que a gestão pública consiga controlar tais informações.

O esperado é que a inclusão desses registros passe a ser feita somente sob a autorização do cidadão. No entanto, haverá uma campanha para fomentar o uso da ferramenta que deverá centralizar todos os documentos da população em um mesmo sistema.

Prazo de lançamento e demais informes

Até esse momento, não há um prazo determinado para lançar o aplicativo. A equipe responsável por sua elaboração vem estudando outras ferramentas já em utilização para aprimorar os serviços.

Atualmente, os apps que mais concentram os dados dos usuários vem sendo a carteira de motorista e o titulo de eleitor, na sequência há ainda um grande fluxo no app da carteira de trabalho digital e também no Meu INSS.

Segundo fontes internas o esperado é que o projeto seja implementado ao longo dos próximos dois anos, contato com a colaboração do TSE responsável pela criação do titulo digital.

“A implementação deste projeto esbarra em questões como limitações orçamentárias. Na atual conjuntura, não é possível manter a iniciativa sem impactar o teto de gastos. Informamos que o TSE trabalha junto ao governo federal para viabilizar o lançamento do DNI o quanto antes, mas ainda sem previsão de prazo”, disse o TSE.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.