As inscrições para o ProUni 2021 começaram na última terça-feira (12) e irão até está sexta-feira (15). O processo seletivo do Programa Universidade Para Todos oferece bolsas integrais e parciais em universidades particulares.
Os estudantes vão usar a nota de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, já que o resultado do exame de 2020 só será divulgado em março.
Sendo assim, os candidatos devem ter um aproveitamento na prova de, no mínimo, 450 pontos, e não ter zerado a prova de redação.
Requisitos do ProUni 2021
Para se inscrever no Programa Universidade Para Todos é necessário que o candidato esteja em uma das quatro modalidades:
- Ter cursado o ensino médio completo na rede pública; ou
- Ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
- Ter alguma deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, na educação básica.
Os professores da rede pública de ensino não entram nos requisitos de renda e é o único grupo que é permitido que o candidato possua diploma de ensino superior. Todos os candidatos devem ter realizado o Enem de 2019.
Bolsas do ProUni 2021
Há dois tipos de bolsas, sendo que cada uma é destinada para um tipo de renda. Sendo assim, os candidatos que possuem uma renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio podem concorrer as bolsas integrais.
Já os estudantes com renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos só poderão concorrer às bolsas parciais, ou seja, de 50%. Esses requisitos de renda não são aplicados aos professores da rede pública de ensino.
Inscrições ProUni 2021
As inscrições, que vão até a próxima sexta, são para bolsas do primeiro semestre e devem ser feitas no site oficial do Prouni. Os candidatos devem usar a conta Gov.br ou fazê-la, usando o CPF e criando uma senha de acesso.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 19 de janeiro e da segunda no dia 1º de fevereiro. Após essa data, os candidatos que tiverem interesse em permanecer no processo seletivo devem se manifestar os dias 18 e 19 de fevereiro.
A divulgação da lista de espera com os candidatos que aguardaram as vagas dos desistentes será divulgada apenas no dia 22 de fevereiro. É importante lembrar que cada candidato pode escolher até dois cursos.