INEP divulga novo horário de abertura dos portões no ENEM 2020 para o domingo (17)

O primeiro dia de provas do ENEM 2020 já acontece nesse domingo (17). E algumas mudanças no processo seletivo estão previstas, uma delas é o novo horário de abertura dos portões.

INEP divulga novo horário de abertura dos portões no ENEM 2020 para o domingo (17)
INEP divulga novo horário de abertura dos portões no ENEM 2020 para o domingo (17) (Imagem/Reprodução: Google)
publicidade

A recomendação, todos os anos, para os estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio é que cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.

Em 2021 o ENEM traz uma recomendação ainda maior “aglomerações devem ser evitadas”, por conta da pandemia, com isso, os portões devem ser abertos mais cedo.

Novo horário de abertura dos portões do ENEM 2020

Nos anos anteriores os locais de provas estavam abertos para os estudantes às 12h. Mas nesse ano a abertura deve acontecer mais cedo. Com a nova decisão do Inep os portões devem ser abertos às 11h:30m.

Tanto para participação na versão impressa (que acontecem em 17 e 24 de janeiro) quanto para a versão digital (com provas marcadas para 31 de janeiro e 7 de fevereiro).

Os portões ainda devem ser fechados às 13 horas e a prova começará às 13h:30m.

Medidas de biossegurança

Algumas medidas serão adotadas para preservar a saúde de todos os envolvidos no processo. Entre elas estão:

  • Uso obrigatório de máscara nos locais de prova, com permissão para que seja abaixada apenas na identificação ao fiscal e no momento de alimentação.
  • Disponibilização de álcool em gel à 70%.
  • Preservação da distância mínima de 1,5 m.
  • Disponibilização de um número maior de salas de aplicação do exame.
  • Redução do número de candidatos em cada sala de prova, cerca de 50% da capacidade deve ser ocupada.
  • Sala reservada aos estudantes que fazem parte dos grupos de risco, cada sala deve ter apenas 25% de ocupação.
  • Higienização das salas antes e depois das provas.

Para quem está com diagnostico de COVID-19 a recomendação é que não participem do ENEM 2020 e se mantenham em isolamento social. Esses estudantes devem ser inseridos na reaplicação do exame, marcada para 24 e 25 de fevereiro.

Para ter direito de participação nessa reaplicação, os estudantes devem entrar em contato com o Inep, em até 24 horas antes da aplicação da prova, pelo telefone 0800 616161.

Continue bem informado, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.