Vagas para FIES 2021 serão abertas este mês; confira cronograma completo

O Fundo de Financiamento Estudantil é uma forma de inserção no ensino superior bastante procurada no Brasil. Com o FIES 2021, 93 mil estudantes poderão ser beneficiados durante todo o ano.

Vagas para FIES 2021 serão abertas este mês; confira cronograma completo
Vagas para FIES 2021 serão abertas este mês; confira cronograma completo (Imagem/Reprodução: Google)

O mês de janeiro promete grandes emoções para os estudantes brasileiros, pois teremos o ENEM 2020, as inscrições do Prouni 2021 e FIES 2021.

Afinal, o que é o Fies?

O Fundo de Financiamento Estudantil cuida da inserção de estudantes no ensino de nível superior em instituições da rede particular e reconhecidas pelo MEC. O Fies apresenta três modalidades:

  • 1ª: São usados recursos da União e, é possível conseguir juros zero.
  • 2ª: O financiamento acontece com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento. Essa modalidade é destinada a três regiões do Brasil: regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
  • 3ª: Têm recursos do BNDES.

Em todas as modalidades a quitação da dívida acontece da mesma forma, o estudante só começa a pagar pelo curso logo após a sua formatura. Antes havia um prazo (chamado de carência) para dar início ao pagamento, mas ele foi extinto.

Para conseguir o financiamento, o estudante concorre com outras pessoas inscritas no mesmo curso e instituição que ele. Assim, quanto maior for a sua nota, mais fácil será ele ter o financiamento aprovado.

Uma questão quanto o FIES é sobre o seu cancelamento, enquanto que em outros programas de ingresso ao ensino superior o cancelamento não acarreta prejuízo, no Financiamento não é assim.

Isso porque, o estudante deve pagar pelo tempo em que fez uso do programa, mesmo que desista dele.

Calendário FIES 2021

Segundo o edital, divulgado em meados de dezembro de 2020. O primeiro processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil deve ter as seguintes datas:

  • Inscrições abertas: de 26 a 29 de janeiro de 2021.
  • Divulgação da lista de pré-selecionados: 2 de fevereiro de 2021.
  • Prazo para a Complementação da inscrição – pré-selecionados em chamada única: de 3 a 5 de fevereirode 2021.
  • Convocação por meio de lista de espera: de 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021.

Quem não for selecionado na primeira e única chamada estará automaticamente participado da lista de espera.

Siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.