Conseguir uma colocação profissional sem experiência é uma grande barreira para o jovem atualmente. É exatamente por isso que o Programa Jovem Aprendiz SENAC é tão importante, só na Paraíba estão abertas 1.053 vagas.
Ser Jovem Aprendiz SENAC é ter acesso a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho em empresas com os direitos trabalhistas garantidos e assegurados por lei. Para participar é necessário ter entre 14 e 24 anos de idade.
Jovem Aprendiz SENAC na Paraíba
As cidades paraibanas de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira e Cabedelo receberão os estudantes selecionados.
Como de costume, o SENAC será o responsável pelo curso de qualificação profissional em que os candidatos serão inseridos.
Eles poderão escolher entre: Serviços Administrativos, Serviços de Supermercados, Serviços de Vendas, Serviços Hoteleiros e Serviços Administrativos em Instituições de Saúde.
Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato com as Unidades do SENAC responsáveis pela capacitação.
Campina Grande
- (83) 3341-5722
Patos
- (83) 3415-7450
Cajazeiras
- (83) 3531-3552
João Pessoa
- Escola Sesc Dom Ulrico – (83) 3133-1169;
- Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria – (83) 3031-3547.
Sousa, Guarabira e Cabedelo
- (83) 3133-1177
Por que ser um Jovem Aprendiz?
Além de uma grande oportunidade qualificação profissional, o jovem aprendiz tem alguns direitos que são assegurados pela Lei da Aprendizagem:
- O aprendiz sempre terá acesso a um curso de qualificação na área de atuação na empresa;
- Jornada de trabalho de até 6 horas diárias, menor que o trabalho formal;
- O aprendiz sob hipótese alguma pode extrapolar suas horas estabelecidas de trabalho, também não podem fazer trabalhos noturnos;
- Salário baseado no salário mínimo por hora no Brasil e que é proporcional às horas de trabalho, por isso ele é variável de acordo com a empresa;
- Trabalho registrado com anotação na Carteira de Trabalho;
- Férias remuneradas, que devem coincidir com as férias escolares;
- Direito a 13º salário;
- 2% de FGTS;
- Para o sexo masculino: Caso precise se afastar para servir ao exército, o FGTS continua a ser pago;
- Direito a receber vale transporte;
- Contrato de duração de 2 anos com possibilidade de efetivação em alguns casos.
Continue bem informado, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.