Instituições financeiras liberam novas linhas de crédito. Considerando o atual momento de forte crise econômica, parte significativa dos brasileiros precisam recorrer ao empréstimo para manter as contas. Atentos a essa necessidade, alguns bancos passaram a conceder o serviço sem a realização de consultas pelo SPC/Serasa.
Para poder solicitar um empréstimo normalmente o brasileiro precisa estar com o nome limpo na praça. Antes de conceder a linha de crédito, o banco realiza um pente fino no histórico financeiro do solicitante de modo que avalie se este está nas listas do SPC/Serasa. Porém, uma nova oportunidade foi anunciada.
Com a finalidade de movimentar a economia e trazer mais clientes para suas folhas orçamentárias, os bancos estão liberando empréstimos sem consultar o histórico dos contratantes. Isso significa que os devedores agora podem dar entrada no pedido de autorização para a linha de crédito.
Nesse momento, as marcas que estão atuando com tais serviços são o Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal. Entenda como contrata-los.
Banco Santander sem o SPC/Serasa
Para quem quiser fazer o empréstimo pelo Santander, o serviço que está sendo autorizado sem consulta ao SPC/Serasa é o Olé Consignados.
Por meio dele, servidores públicos, aposentados e pensionistas podem pedir uma antecipação financeira, tendo os valores descontados mensalmente de seus salários.
O banco está investido cerca de R$ 1,6 bilhão na modalidade, visando aumentar em até 40% o número de contratações.
Banco Bradesco
Para os clientes do Bradesco, a oportunidade de empréstimo sem consulta é destinada também para aposentados, pensionistas, servidores públicos e trabalhadores da empresa privada. O serviço funciona na modalidade do consignado e tende a descontar as cobranças diretamente do salário mensal do contratante.
Para poder ser um contemplado é preciso antes de mais nada estar vinculado ao Bradesco e receber o salário por meio do banco. Novos clientes também podem ser aceitos, desde que se enquadre nas regras acima.
Caixa Econômica Federal
Por fim, para os usuários da Caixa Econômica Federal, o empréstimo sem avaliação do histórico financeiro deve ser feito por meio da modalidade Penhor.
Isso significa dizer que o banco estará solicitando que o contratante deixe algum bem como garantia. Normalmente, joias de alto valor, imóveis ou automóveis são penhorados.
Nesse caso, o serviço é disponibilizado para toda a cartela de clientes, desde que haja algo de valor para dar como garantia. Há ainda quem utilize o saldo do FGTS como forma de assegurar a contratação.