Detran digitaliza MAIS um serviço na Paraíba; veja como acessar

Nesta segunda-feira (11), o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) implantou o Certificado de Registro de veículo (CRV) Eletrônico. Essa medida faz parte da fase de modernização no processo de emissão de documentos relacionados ao veículo. Confira como acessar o documento.

Detran digitaliza mais um serviço na Paraíba; veja como acessar
Detran digitaliza mais um serviço na Paraíba; veja como acessar (Imagem: Divulgação/Secom-PB)

Como resultado da medida, não haverá mais emissão de CRV em papel-moeda. Anteriormente, o Detran-PB já havia implantado o CRLV Digital.

Por meio das informações e código de acesso do veículo, será possível emitir os dois documentos juntos, em papel A4 e com QR Code.

Além da facilidade para a emissão, os moradores da Paraíba poderão portar os documentos CRV e CRLV de forma digital. A validade será a mesma dos impressos.

Caso o veículo seja transferido em situação de compra e venda, o proprietário (vendedor) deverá solicitar ao Detran-PB a emissão da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), o antigo DUT.

Para isso, será preciso informar os dados do comprador, sendo o documento emitido com as informações e um QR Code de segurança para validar a autenticidade. A partir disso, o procedimento segue a forma antiga para efetivar a compra e transferência de determinado carro ou moto.

As pessoas que possuem o documento de registro e a autorização para transferência de propriedade em papel-moeda e foram registrados antes de 2021, seguirão com o procedimento antigo.

Sendo assim, continuará com o preenchimento do verso do documento com os dados do comprador. Haverá o reconhecimento de firma no cartório e o comprador comparecerá ao órgão para realizar a vistoria do veículo. Dessa forma, será possível efetivar a transferência.

O Detran-PB ressalta que os documentos de veículos impressos em papel-moeda seguem válidos. O processo de renovação da nova regra somente será gerado quando for preciso efetivar algum dos serviços que precisam da emissão do CRLV.

O novo CRLV-e passará ser expedido nos processos de registro de veículos, licenciamento anual, transferência de propriedade, mudança de município, alteração das características, mudança de categoria, remarcação de chassi e em casos previstos nos regulamentos complementares — em que há necessidade de emissão de um CRV.

Como acessar o CRV Eletrônico implantado pelo Detran da Paraíba

Com a implantação do CRV Eletrônico, os contribuintes poderão ter acesso aos documentos de forma mais prática e segura.

Para isso, basta acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), portal do Denatran ou os canais de atendimento do órgão.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.