Como fazer inscrição na 1ª seleção do ProUni 2021? Passo a passo completo!

Nesta terça-feira (12), o ProUni 2021 abriu suas inscrições para a concorrência de vagas para universidades particulares que oferecem bolsas parciais e integrais. Veja neste post um passo a passo de como fazer a sua inscrição.

Como fazer inscrição na 1ª seleção do ProUni 2021? Passo a passo completo!
Como fazer inscrição na 1ª seleção do ProUni 2021? Passo a passo completo! (Imagem: Reprodução/Google)

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) abriu hoje as inscrições que vão até a próxima sexta-feira (15) às 23h59.

As inscrições são realizadas de forma totalmente online através do site do ProUni no portal do MEC. Dessa maneira, todos os candidatos interessados devem acessar a plataforma e realizar a sua inscrição podendo escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

A nota de corte é atualizada todos os dias e, portanto, os candidatos podem alterar as opções e escolher a que tem mais chance de conseguir a bolsa de estudos.

As bolsas são de acordo com a renda, pois quem tem uma renda mensal familiar per capita de até 1 salário mínimo e meio pode ter a bolsa integral.

Porém, quem tem uma renda familiar per capita entre 1 salário mínimo e meio e três salários pode concorrer as bolsas parciais.

Critérios Prouni 2021

Para concorrer, os estudantes devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, os candidatos devem se encaixar em uma das modalidades:

  • Ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
  • Ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
  • Ter alguma deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, na educação básica (apenas essa modalidade permite que o candidato possua diploma de ensino superior).

Devido o adiamento do Enem 2020 por causa da pandemia de Covid-19, a nota usada este ano para a seleção de bolsas será com o desempenho do Enem de 2019. Dessa maneira, os candidatos que concorrerem às bolsas do primeiro semestre devem ter realizado o exame.

O resultado da seleção do Prouni 2021 será divulgado no dia 19 de janeiro. No dia 1º de fevereiro será divulgada a segunda chamada do programa.

O resultado do Enem 2020 só será divulgado no mês de março, portanto, esses candidatos irão concorrer às vagas do segundo semestre de 2021.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.