Como fazer inscrição na 1ª seleção do ProUni 2021? Passo a passo completo!

Nesta terça-feira (12), o ProUni 2021 abriu suas inscrições para a concorrência de vagas para universidades particulares que oferecem bolsas parciais e integrais. Veja neste post um passo a passo de como fazer a sua inscrição.

Como fazer inscrição na 1ª seleção do ProUni 2021? Passo a passo completo!
Como fazer inscrição na 1ª seleção do ProUni 2021? Passo a passo completo! (Imagem: Reprodução/Google)
publicidade

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) abriu hoje as inscrições que vão até a próxima sexta-feira (15) às 23h59.

As inscrições são realizadas de forma totalmente online através do site do ProUni no portal do MEC. Dessa maneira, todos os candidatos interessados devem acessar a plataforma e realizar a sua inscrição podendo escolher até duas opções de instituição, curso e turno.

A nota de corte é atualizada todos os dias e, portanto, os candidatos podem alterar as opções e escolher a que tem mais chance de conseguir a bolsa de estudos.

As bolsas são de acordo com a renda, pois quem tem uma renda mensal familiar per capita de até 1 salário mínimo e meio pode ter a bolsa integral.

Porém, quem tem uma renda familiar per capita entre 1 salário mínimo e meio e três salários pode concorrer as bolsas parciais.

Critérios Prouni 2021

Para concorrer, os estudantes devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, os candidatos devem se encaixar em uma das modalidades:

  • Ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
  • Ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
  • Ter alguma deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, na educação básica (apenas essa modalidade permite que o candidato possua diploma de ensino superior).

Devido o adiamento do Enem 2020 por causa da pandemia de Covid-19, a nota usada este ano para a seleção de bolsas será com o desempenho do Enem de 2019. Dessa maneira, os candidatos que concorrerem às bolsas do primeiro semestre devem ter realizado o exame.

O resultado da seleção do Prouni 2021 será divulgado no dia 19 de janeiro. No dia 1º de fevereiro será divulgada a segunda chamada do programa.

O resultado do Enem 2020 só será divulgado no mês de março, portanto, esses candidatos irão concorrer às vagas do segundo semestre de 2021.

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Gláucia Alves, formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi professora por 7 anos. Esse ano começou a trabalhar como redatora e como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR e realiza consultoria de redação on-line.