Carteira de Trabalho: Passo a passo para emitir documento SEM burocracia

Os trabalhadores formais que são contratos pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) precisam ter a Carteira de Trabalho para registrar o serviço. Dessa maneira, veja neste post, como emitir o documento de forma rápida e simples.

Carteira de Trabalho: Passo a passo para emitir documento SEM burocracia
Carteira de Trabalho: Passo a passo para emitir documento SEM burocracia (Imagem: Reinaldo Canato/veja.com)

Os cidadãos que vão ingressar no mercado de trabalho precisam emitir a Carteira de Trabalho para assinar o contrato do emprego. Nela, são registradas as informações trabalhistas do funcionário.

Dessa maneira, na Carteira será registrada a data de início do contrato, assim como o término, carga horária semanal, salário recebido e férias, por exemplo. Com isso, as atividades exercidas são reguladas fazendo com que o funcionário contribua com a Previdência Social.

Além disso, a carteira é um documento que comprova que o funcionário está formalmente empregado e garante os diretos trabalhistas, como 13º salário, vale transporte, vale refeição, vale alimentação, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e férias.

Carteira de Trabalho Digital

O formato digital está funcionando desde 2019, podendo substituir a versão impressa. Dessa maneira, ambos os documentos possuem validade e, por esse motivo, o documento físico continua sendo emitido normalmente.

A Carteira de Trabalho Digital está disponível em aplicativo e pode ser acessada pelo CPF do trabalhador. A ideia do governo é modernizar todos os documentos transformando-os na versão digital e, com isso, desburocratizar os serviços de emissão.

Como emitir a Carteira de Trabalho

Antes da emissão é necessário que o cidadão cumpra alguns requisitos:

  • Ter, no mínimo, 14 anos;
  • Ser brasileiro ou naturalizado;
  • Possuir RG;
  • Possuir CPF;
  • Possuir Certidão de nascimento ou de casamento.

A emissão do documento impresso pode ser feito em uma das unidades da Secretaria de Previdência e Trabalho ou em postos de atendimento em municípios de todo o país, como no Poupatempo.

Documentos para emitir a Carteira de Trabalho

São quatro documentos solicitados para fazer a carteira. São eles:

  • RG ou outro documento de identificação que tenha foto, o nome completo, data de nascimento, município e estado de origem, filiação e o número e a data de emissão;
  • CPF;
  • Comprovante de residência que contenha o CEP;
  • Comprovante de estado civil (Certidão de Nascimento para quem é solteiro; Certidão de Casamento para aqueles que forem casados; e documento que comprove o estado de divorciado ou de viúvo);
  • Foto 3×4, com fundo branco, colorida e recente.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.