IPVA SP 2021 inicia calendário a partir desta quinta-feira (7); confira cronograma

Os proprietários de veículos com as placas finalizadas em 1, do estado de São Paulo, deverão pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até hoje (7). Esse prazo vale para o pagamento à vista, com 3% de desconto, e para a primeira parcela. Confira o calendário do IPVA SP 2021.

IPVA SP 2021 inicia calendário a partir desta quinta-feira (7); saiba cronograma!
IPVA SP 2021 inicia calendário a partir desta quinta-feira (7); saiba cronograma! (Imagem: Montagem/FDR)

Os contribuintes possuem três formas de quitar o IPVA. A primeira opção é pelo pagamento do imposto à vista, com 3% de desconto — em janeiro. A segunda forma acontece pelo pagamento à vista, mas sem desconto — em fevereiro.

Além do pagamento em cota única, será possível pagar o IPVA em três parcelas — de janeiro a março, conforme a data de vencimento da placa. O valor a ser pago poderá ser consultado em toda a rede bancária ou no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Para realizar o pagamento, será preciso ir até uma agencia bancária credenciada com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) e efetuar o recolhimento do tributo. O recolhimento poderá ser feito poderá ser feito por meio dos terminais de autoatendimento ou por meio dos guichês de caixa.

Ainda será possível quitar o IPVA pela internet ou por débito agendado. Outros canais oferecidos pela instituição bancária também poderão ser utilizados. Por fim, os proprietários de veículos poderão pagar o imposto nas casas lotéricas.

Confira o calendário de pagamento do IPVA para automóveis, caminhonetes, ônibus, Micro-ônibus, motos e similares:

Calendário de pagamento do IPVA SP 2021

Licenciamento antecipado

Caso o contribuinte queira antecipar o licenciamento anual, será necessário quitar integralmente todos os débitos relacionados ao veículo. Sendo assim, estão inclusos o IPVA, taxa de licenciamento, o prêmio do Seguro DPVAT e, caso exista, as multas de trânsito.

O pagamento acontece independentemente do número final da placa do veículo. A cota única, com desconto de 3%, vale até de 20 de janeiro. A cota única, sem desconto, tem o prazo até dia 25 de fevereiro.

Relativamente ao pagamento da terceira parcela, em caso de opção pelo parcelamento, o prazo será dia 22 de março.

YouTube video player
Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile