Pente-fino do Bolsa Família CANCELA benefício de milhares de brasileiros; você é um deles?

Nessa segunda-feira (04), o ministério da cidadania publicou uma instrução normativa no Diário Oficial da União informando que milhares de segurados do Bolsa Família poderão ter os pagamentos suspensos em fevereiro. O motivo do entrave diz respeito a ações que vão contra as regras do programa.

Pente-fino do Bolsa Família CANCELA benefício de milhares de brasileiros; você é um deles? (Imagem: Reprodução/Google)
Pente-fino do Bolsa Família CANCELA benefício de milhares de brasileiros; você é um deles? (Imagem: Reprodução/Google)

Se você é um segurado do Bolsa Família, deve estar ciente de que há uma série de regras que precisam ser cumpridas para ter acesso ao benefício.

Além de atender aos critérios básicos de renda, o cidadão precisa ainda não comprovar vínculo de emprego ou demais ações que lhe garantam um lucro financeiro.

Fiscalização do Bolsa Família junto as eleições

Devido as denuncias feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral, onde foram divulgados que mais de 1.289 segurados do Bolsa Família estavam fazendo doações a políticos e recebendo valores para trabalhar em campanha, o governo realizará um pente fino para penalizar este grupo.

De acordo com o texto publicado no DOU, a partir de fevereiro todos que foram encontrados com alguma atuação irregular nas eleições de 2020 terão os benefícios bloqueados.

Inicialmente, o ministério da cidadania fará uma averiguação para saber se o segurado será excluído definitivamente da parta.

“Beneficiárias do Programa Bolsa Família que apresentem em sua composição doadores de recursos financeiros, prestadores de serviços a campanhas eleitorais, candidatos a cargos eletivos com patrimônio incompatível com as regras do programa ou candidatos eleitos“, explicou o texto.

Base de dados analisada

Para poder verificar quem foram os infratores, o governo deverá analisar os seguintes relatórios:

  • Cadastro Único de novembro de 2020;
  • Folha de pagamentos do Bolsa Família de dezembro de 2020;
  • Resultados dos cruzamentos de dados realizados pelo TCU (Tribunal de Contas da União)/TSE referentes aos doadores de campanha eleitoral e aos prestadores de serviços para campanha eleitoral;
  • Bases de dados de candidatos e de bens declarados, disponíveis no site do TSE;
  • Base de candidatos eleitos, disponível no site do TSE.

Para saber mais detalhes sobre o Bolsa Família fique de olho em nossa página exclusiva do projeto. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.