IPVA 2021 São Paulo começa calendário de cobranças nesta semana; confira QUANDO pagar

A partir desta quinta-feira (7), os proprietários de veículos com as placas finalizadas em 1 deverão iniciar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em São Paulo. Confira todos os prazos de pagamento para o IPVA 2021 São Paulo.

IPVA 2021 São Paulo começa calendário de cobranças nesta semana; confira quando pagar
IPVA 2021 São Paulo começa calendário de cobranças nesta semana; confira quando pagar (Imagem: Mário Rodrigues/Veja)

O contribuinte poderá pagar o imposto em cota única, com 3% de desconto, ou em três parcelas. A data de pagamento varia conforme o número final da placa do veículo.

O pagamento de janeiro é referente ao pagamento em cota únicacom desconto — e a primeira parcela. O prazo dos dois pagamentos acontecem no mesmo dia.

Para fevereiro, será possível realizar o pagamento em cota única do IPVA, mas sem desconto. Na mesma data, acontece o pagamento da segunda parcela.

Já para o mês de março, há o pagamento da terceira parcela, caso a pessoa opte por quitar o imposto parcelado. Confira o calendário completo do IPVA 2021 em São Paulo para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares.

Calendário de pagamento do IPVA 2021 São Paulo

IPVA 2021: Formas de DESCONTOS, Calendários, DETRANs, pagamentos e consulta

No caso dos caminhões, há um prazo diferenciado. O pagamento integral sem desconto tem o vencimento para o dia 15 de abril — independente do número final da placa. Para o pagamento em três parcelas, os vencimentos acontecem em março, junho e setembro.

Para este ano, o IPVA em São Paulo teve, em média, uma queda de 6,77% no preço. Essa redução ocorreu pela desvalorização dos modelos usados. Para que o veículo esteja isento do imposto, deverá ter a idade mínima de 20 anos.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile