O ano de novo já começa com o calendário de matrícula escolar 2021 a todo vapor em Cuiabá. Novos alunos com idade a partir de 4 anos podem ser matriculados na rede municipal já essa semana.
Começa amanhã (5) a matrícula escolar 2021 para novos estudantes da educação infantil.
Calendário de matricula escolar 2021 em Cuiabá
O processo de matrícula deve acontecer de acordo com a ordem de acesso ao sistema. Assim, a partir das 8h do dia 5 ao dia 6 os estudantes das zonas norte e leste poderão se matricular. Nos dias 7 e 8 serão os estudantes das zonas sul e oeste.
Nesses dias serão recebidos novos alunos da educação infantil ao ensino fundamental. O processo inicialmente deve acontecer de forma virtual, após o preenchimento dos formulários os responsáveis deverão se dirigir até a unidade escolar que escolheram para matricula.
Vale ressaltar que os interessados em matricular seus filhos na Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEB), e em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI) que oferecem Educação Infantil na faixa etária de 4 e 5 anos, manifestou o interesse anteriormente.
Como afirma Edilene de Souza Machado, secretária interina de Educação:
“Enquanto que para a faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses de idade os pais ou responsáveis fizeram uma solicitação, agora eles estarão realizando a matrícula que deve ser confirmada com a entrega dos documentos solicitados no edital, na unidade educacional”.
Aulas em 2021
As aulas em Cuiabá devem ser retomadas em 8 de fevereiro. No entanto, ainda não está definido se será um retorno presencial ou à distância.
“Essa é uma decisão que será tomada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do qual fazem parte autoridades das áreas da Saúde. De qualquer forma, a Secretaria de Educação e a rede pública municipal estão preparadas para que esse retorno seja seguro, de forma presencial ou híbrida. Temos um plano de retomada”, disse a secretária interina.
Em novembro, Alan Porto assumiu o cargo de novo secretário de educação de Mato Grosso. Já no começo de sua gestão ele afirmou que o retorno deve acontecer em 1º de fevereiro e que o ano letivo deve 320 horas a mais.
A distribuição dessas horas ainda não foi divulgada. Mas é possível que ocorram aulas aos sábados para atender às 1.120 horas.
Continue acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.