SiSU 2021: Conquiste ESTA nota mínima no ENEM para conseguir seu curso

Já falamos sobre as datas, regras de funcionamento e outras questões do SiSU 2021. Mas você sabe quanto precisa no ENEM para conseguir o curso que deseja?

SiSU 2021: Conquiste ESTA nota mínima no ENEM para conseguir seu curso
SiSU 2021: Conquiste ESTA nota mínima no ENEM para conseguir seu curso (Imagem/Reprodução: Google)

Se preparar para participar do ENEM requer muita dedicação, horas de estudo, mas também conhecimento da prova e dos sistemas que fazem uso da nota do exame.

Como é o caso do Sistema de Seleção Unificada, por peio do qual é possível ingressar em instituições públicas de todo o país.

SiSU 2021: Quanto preciso para conseguir determinado curso?

Antes de ir especificamente aos cursos, é preciso deixar algo muito explicado. O SiSU funciona por meio da nota de corte, mas também tem uma nota mínima para a participação.

Essa nota não assegura a vaga aos candidatos, que é 450 pontos além de não ter zerado a redação.

Dito isso, partimos para as notas mínimas de cada curso em si. É uma tarefa muito complicada determinar um valor que o estudante precisa atingir para ingressar em um curso, já que é algo variável.

Mas de um modo geral imaginemos o seguinte:

As notas de corte variam de instituição para instituição e de ano em ano, mas existe uma média. Observe abaixo:

Para entender melhor essa variação basta olhar as notas de corte do curso de Medicina, um dos mais concorridos do país, na USP-Bauru:

Essa variação acontece por conta do desempenho dos estudantes que concorrem às vagas naquela instituição. De modo geral, para entrar no curso de medicina nas Universidades mais concorridas é necessário ter uma pontuação superior a 800 pontos.

Continue acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile