Em junho deste ano, encerrou-se o prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda (IRPF). Desde o dia 30 desse mês, todos aqueles que entregaram o documento, já podem efetuar a consulta das informações para usar no próximo ano.
Os lotes de restituição começaram a ser liberados em maio e seguiram até o mês de setembro. Mas para consultar a sua situação é simples. Acompanhe o passo a passo:
Como consultar a declaração de Imposto de Renda?
Para efetuar a consulta, o declarante precisa acessar o site oficial da Receita Federal, pois é através dele que será possível verificar sua situação. Caso haja pendências, as mesmas vão surgir na tela.
Veja o passo a passo:
Passo 1 – Código de acesso
A consulta será realizada no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e para ir adiante é necessário ter em mãos o código de acesso.
Vale lembrar que esse código é individual e vale por dois anos a contar de seu recebimento. Se o código do cidadão for de 2018 para trás, é preciso gerar um novo.
Para isso, o usuário deve inserir seu CPF, data de nascimento e os último dois dígitos do número da declaração.
Passo 2 – Login
Faça o login no e-CAC através do CPF ou CNPJ. Não esqueça de inserir o código de acesso e a sua senha.
Confira se as informações estão corretas e clique em “avançar”.
Passo 3 – Consulta
Depois de conseguir o acesso, agora é hora de acessar as informações necessárias. Nessa tela, é possível consultar se há parcelas vencidas, restituição e como está o processo de envio da declaração.
Cada situação do processo possui um status diferentes, você poderá ver: tratamento manual, em análise, com pendências, em processamento, retificada, cancelada, processada e em fila de restituição.
Por que devo consultar a restituição?
Para evitar problemas com o Fisco é imprescindível consultar sua restituição, pois caso haja alguma pendência ou problema, é possível resolver rapidamente. Esse tipo de atitude vai ajudar a evitar o pagamento de multas e juros.
Além disso, é possível fazer a retificação do processo ao reenviar a declaração correta. Mas isso só é possível se você efetuar a consulta.