Reduza 6% do IRPF 2021 fazendo ESTA ação; última semana para conseguir

O ano de 2020 foi atípico em todos os sentidos, e fazer uma doação nunca foi tão necessário. As pessoas que desejarem encerrar este ano tão complicado com uma boa ação têm até a próxima quarta-feira, 30, para apoiar instituições sociais e ainda conseguir uma redução de 6% em seu Imposto de Renda (IRPF).

Reduza 6% do IRPF 2021 fazendo ESTA ação; última semana para conseguir
Reduza 6% do IRPF 2021 fazendo ESTA ação; última semana para conseguir (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Para obter este desconto no IR 2021, o contribuinte pode fazer doações às entidades ligadas a fundos do governo que possuem projetos de incentivo à cultura, saúde, esporte ou educação. Após isso, o contribuinte deve fazer a declaração do IR pelo modelo completo e garantir a dedução.

“Muitos contribuintes se queixam de que estão pagando imposto sem saber para onde vai, e a Receita dá a opção ao contribuinte de decidir para onde ele quer que parte do imposto seja destinado. Depois de doar e apresentar o recibo na declaração, o próprio sistema calcula a dedução”, disse Daniel Nogueira, especialista em Imposto de Renda e sócio da Crowe, rede global de auditoria e consultoria.

Daniel diz que o contribuinte deve entrar em contato com a instituição de seu interesse para saber como funciona a doação, em que geralmente é realizada por boleto ou transferência bancária.

Para prestar contas o processo é o mesmo: o contribuinte precisa guardar o recibo da doação para inserir na declaração os dados da instituição beneficiada, até o dia 26 de fevereiro de 2021.

A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), estão entre as iniciativas que podem ser beneficiadas com doações.

Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, os contribuintes podem apoiar organizações para financiar projetos culturais e ajudar na manutenção de espaços acervos culturais do Brasil.

Doações pela internet

Os contribuintes podem encontrar na internet várias plataformas de doação que reúnem iniciativas, o que ajuda na pesquisa a respeito das instituições aptas a receber ajuda.

Entre elas esta a plataforma Abrace Uma Causa, que faz a ponte entre 250 organizações com os interessados em doar. No total, cerca de R$100 milhões já foram arrecadados.

Entre as instituições inscritas nesta plataforma está o Hospital de Amor. As doações realizas pela dedução do Imposto de Renda vão para o projeto “Amparo Ao Idoso” e “Projeto Cuida”, para crianças e adolescentes. Os recursos são empregados no custeio das atividades de assistência.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA