Restituição do IRPF fez último pagamento de 2020; veja se foi incluso neste lote

Nesta quarta-feira (30), a Receita Federal fez o último pagamento de 2020 do lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Foram 202.388 contribuintes inclusos no valor total. Ao todo, serão mais de R$ 354 milhões depositados.

Restituição do IRPF fez último pagamento de 2020; veja se foi incluso neste lote
Restituição do IRPF fez último pagamento de 2020; veja se foi incluso neste lote (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Dessa quantia total, os contribuintes com prioridade legal possuem direito a R$ 135,7 milhões. Neste grupo, há 3.470 idosos com idade acima de 80 anos, 27.172 contribuintes de 60 a 79 anos, 2.995 pessoas com alguma moléstia grave e, por fim, 11.563 contribuintes que possuem a maior fonte de renda do magistério.

Além destas pessoas, há 157.188 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 15 de dezembro. Essa restituição estará disponível no banco pelo prazo de um ano.

Caso o contribuinte não realize o resgate nesse prazo, será preciso fazer um requerimento — por meio de um Formulário Eletrônico – Pedido de pagamento de Restituição, ou por meio do Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Como conferir se a declaração do IRPF foi liberada

O contribuinte que deseja saber se teve a declaração liberada deverá acessar o site da Receita Federal. Pelo Portal e-CAC, será possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda. Com isso, o contribuinte verá se há inconsistências de dados.

Caso tenha alguma inconsistência, a pessoa poderá realizar a regularização, por meio da entrega de declaração retificadora. Além do site, o contribuinte poderá utilizar o aplicativo para tablets e smartphones para consultar as declarações do Imposto de Renda e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

O pagamento da restituição acontece pela Receita por meio do Banco do Brasil. Se o valor não for creditado, a pessoa terá a possibilidade de agendar o crédito em conta corrente ou poupança — no próprio nome, em qualquer banco.

Neste caso, o contribuinte deverá entrar em contato pessoalmente com qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento.

A ligação poderá ser feita pelo número 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Além disso, o contribuinte terá como fazer o agendamento pelo Portal BB.

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Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
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