Funcionamento dos bancos muda no feriado do Ano Novo; veja prazos para pagamento

Por conta da proximidade do Ano Novo, hoje (30) será o último dia de funcionamento dos bancos neste ano. Sendo assim, os clientes terão a possibilidade de realizar todas as operações bancárias somente até hoje, conforme indicado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Funcionamento dos bancos muda no feriado do Ano Novo; veja prazos para pagamento
Funcionamento dos bancos muda no feriado do Ano Novo; veja prazos para pagamento (Imagem: Divulgação/Itaú)

De acordo com a Febraban, o atendimento ao público não será disponibilizado na véspera e na data de Ano Novo. Em geral, as agências bancárias não funcionam durante os feriados oficiais. Essa decisão vale para os feriados municipais, estaduais e federais.

Devido a disso, não há funcionamento em datas como o Natal e Ano Novo. Por conta do último feriado do dia 25 de dezembro, a Febraban havia decidido que os bancos teriam atendimento reduzido na véspera de Natal, dia 24.

Alternativa de serviços dos bancos

Apesar do fechamento das agências bancárias, os clientes ainda podem encontrar canais alternativos de atendimento. Entre as possibilidades, a população poderá utilizar os canais mobile e internet banking, caixas eletrônicos, bancos por telefone e correspondentes.

Caso a pessoa tenha carnês e contas de consumo — como água, energia e telefone — vencidos no feriado, ainda será possível pagar no próximo dia útil sem acréscimo de juros.

As contas de consumo podem ser agendadas ou pagas nos caixas automático — caso possuam código de barras. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos terão como ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

Agenda de tecnologia dos bancos para 2021

Para 2021, as instituições financeiras planejam incluir novidades para os clientes. Com o lançamento do sistema Pix, algumas funcionalidades estão sendo planejadas para o lançamento durante o ano.

Em março do próximo ano, por exemplo, está previsto o funcionamento do Pix Cobrança. Por meio deste recurso, os lojistas, varejistas e prestadores de serviços poderão criar QR Codes impressos para receber pagamentos.

As quatro fases de implementação do Open Banking estão previstas para entrarem em funcionamento em 2021. Com essa inclusão, os clientes poderão compartilhar o acesso aos dados financeiros com terceiros.

Além disso, os serviços bancários seguirão aprimorando o atendimento, por meio da evolução dos chatbots e assistentes virtuais.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Funcionamento dos bancos muda no feriado do Ano Novo; veja prazos para pagamento

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA