PIX tem limite por transação? Entenda as regras do NOVO sistema

Desde o dia 16 de novembro, o sistema Pix já está disponível para quem estiver cadastrado. Por ainda ser uma nova solução de pagamentos, muitas pessoas possuem dúvidas sobre o funcionamento. Entre os questionamentos, o limite por transação é uma pergunta recorrente. Confira mais detalhes sobre essa e outras regras do sistema lançado pelo Banco Central.

Confira algumas das principais regras para o sistema de pagamentos Pix
Confira algumas das principais regras para o sistema de pagamentos Pix (Imagem: Porapak Apichodilok/Pexels)

O Pix é um novo sistema de pagamento, criado pelo Banco Central. Por meio dele as pessoas poderão realizar as transações financeiras de forma mais, prática, rápida e segura.

As transações acontecem em poucos segundos, com o recurso disponível ao recebedor em tempo real. A disponibilidade acontece 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.

Sendo assim, será possível utilizar as funcionalidades durante finais de semana e feriados, por exemplo.

Transferências

Para utilizá-lo, não há limite de valores ou transferências. No entanto, o cliente precisa estar atento com as regras estabelecidas pela instituição cadastrada, pois pode haver algum valor de acordo com cada uma.

Segundo o Banco Central, os critérios das instituições financeiras podem ser devidos a riscos de fraude e prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

Tipos de usos do Pix

O Pix poderá ser usado para transferências e pagamentos entre diferentes tipos destinatários. As possibilidades são entre pessoas, entre pessoas e estabelecimentos comerciais — inclusive comércio eletrônico —, entre estabelecimentos e para transferências que envolvem entes governamentais.

Quem pode fazer

A solução de pagamento está disponível para pessoas físicas e jurídicas que possuam uma conta transacional em um prestador de serviço de pagamento que participa do Pix.

Cabe lembrar que o cadastro das chaves Pix e a realização das transações são de responsabilidade das instituições financeiras e de pagamentos. O Banco Central somente disponibiliza o sistema.

Chave Pix

A chave Pix funciona como um identificador da conta. O cliente poderá escolher um código de identificação para vincular as informações da conta do cliente. Entre as opções está o número de CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória.

Uma pessoa física contará com até 5 chaves vinculadas. No caso da pessoa jurídica, o limite é de 20 chaves por conta. Para registrar, basta acessar um dos canais de acesso da instituição em que possui conta.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA