Detran-MG decide SUSPENDER serviço de registro e transferência de veículos

O Departamento de Trânsito do estado de Minas Gerais (Detran-MG) anunciou na última segunda-feira (28), que a emissão do registro e transferências de veículos automotores estão suspensos entre os dias 30 de dezembro de 2020 até 06 de janeiro do próximo ano.

Detran-MG decide SUSPENDER serviço de registro e transferência de veículos
Detran-MG decide SUSPENDER serviço de registro e transferência de veículos (Imagem: Reprodução/Google)

Essa suspensão é para que o Detran-MG possa realizar atualizações no sistema e aprimorar o atendimento para melhor atender os mineiros. O Departamento informou que os condutores cujo prazo do documento vence neste período, terão a validade prorrogada e não terão nenhum prejuízo.

O período de atualização foi programa e atende uma determinação nacional que obriga a modernização do sistema para colocar em funcionamento a versão digital.

Dessa maneira, o registro de veículos novos, assim como a transferência de propriedade, fica suspenso.

A previsão do Departamento de Trânsito do estado de Minas Gerais é que os serviços voltem a funcionar no dia 07 de janeiro. Dessa maneira, a partir dessa data já será possível realizar a emissão dos documentos no formato eletrônico.

Segundo o departamento, o intuito é desburocratizar o processo de compra e vendas de veículos dentro do estado de Minas Gerais, assim como vem acontecendo em outros estados brasileiros. Para isso, será usado o QR Code para garantir a autenticação e a segurança.

Dessa maneira, esses documentos digitais irão têm o mesmo valor que o CRVL impresso, podendo substituí-lo. O documento impresso continuará valendo, porém a ideia é que esse venha sendo substituído aos poucos.

O Detran-MG informa que não é necessário substituir a versão impressa pelo CRVL digital, apenas se for necessário, pois essa continuará valendo por prazo indeterminado. Após a modernização, os proprietários dos veículos também poderão imprimir o documento em casa.

Esse opção será possível, porque o documento terá um código em QR Code que permite garantir a autenticidade dos dados e a segurança das informações. A recomendação é que a impressão seja feita em Papel no tamanho A4  e branco.

Além disso, o Detran pede que a impressão do CRV seja em tinta preta, em única folha, em boa definição de imagem e sem nenhuma rasura ou mancha. Esse documento impresso também terá validade nacional, caso siga essas orientações.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.