Detran Minas Gerais faz lançamento digital

Novidades para os motoristas mineiros. A partir de agora todos passarão a contar com uma versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Para ter acesso ao documento basta acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O aplicativo já disponibilizado pelo Detran Minas Gerais permite também a utilização da CNH Digital (CNH). Ambos podem ser baixados gratuitamente.

Detran Minas Gerais faz lançamento digital
Detran Minas Gerais faz lançamento digital

O procedimento de solicitação é integralmente online. Basta ter o aplicativo no celular (disponível para IOS e Android) e realizar o cadastro.

Confira o passo a passo:

  • Instale o Carteira Digital de Trânsito;
  • Acesse ao sistema do Denatran;
  • Faça o cadastro por meio do número do CPF;
  • Preencha os dados pessoais;
  • Confirme sua senha com o código enviado por e-mail ou SMS;
  • Cadastre-a com 4 dígitos;
  • Após o login, selecione a opção “Veículos”, em seguida informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV.
  • Selecione incluir;
  • Pronto, o documento será liberado para acesso no celular.

Leia também: Em Minas Gerais, governo divulga calendário do IPVA 2020

A digitalização é opcional e quem desejar ainda poderá continuar com a versão impressa dos documentos.

Entretanto, segundo a delegada Andrea Mendes de Souza Abood, vice-diretora do Detran Minas Gerais, trata-se de uma forma mais rápida e prática de comprovar tais registros.

Já que tendo o certificado e a habilitação digitalizada, em caso de furto ou perda dos documentos o condutor e proprietário não deixa de mostrar a legalidade da sua condução e do seu veículo.

Para aqueles que dividem o mesmo veículo, no caso das famílias, e precisam ter acesso ao documento, o mesmo será compartilhado entre 5 representantes.

“É mais um benefício que o aplicativo traz, ele pode ser compartilhado com um grupo: filhos, maridos, mulher, pai e mãe. A pessoa que vai receber o compartilhamento tem que baixar o aplicativo. Ela recebe uma notificação para aceitar o compartilhamento. Da mesma forma que pode ser compartilhado, pode ser cancelado”, informa Andrea.

Segundo o presidente da Codemge, Rodrigo Paiva, a proposta tem como objetivo reduzir os gastos com a emissão dos documentos impressos.

Ele informou que, o estado poderá economizar até R$ 100 milhões por meio da versão digital. Atualmente, o cofre público tem um desfalque de R$ 49 milhões para poder emitir e enviar o CRVL.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Detran Minas Gerais faz lançamento digital

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA