Revéillon no RJ 2021: O que deve ficar fechado na maior festa do ano?

O Revéillon no RJ 2021 será diferente, devido à pandemia de Covid-19. A prefeitura da Capital decidiu fechar toda a orla, proibindo o acesso e estacionamento de veículos, com o intuito de evitar aglomerações e conter a doença.

Revéillon no RJ 2021: O que deve ficar fechado na maior festa do ano?
Revéillon no RJ 2021: O que deve ficar fechado na maior festa do ano? (Imagem: Fernando Maia/Riotur)

O Revéillon no RJ 2021 é, sem dúvidas, uma das maiores festas de fim de ano do Brasil. Passar a virada do ano em Copacabana é o destino de muitos brasileiros e de estrangeiros. Porém por causa da pandemia este ano será bem diferente.

A prefeitura do Rio decidiu fechar o acesso de veículos em toda a orla carioca, começando pela Praia do Flamengo até o Recreio dos Bandeirantes (altura do Pontal). Apenas os taxis poderão entrar caso estejam com passageiros.

Serão cerca de 40 pontos de bloqueio que funcionarão das 20h do dia 31 de dezembro de 2020 até às 3h da manhã do dia 1º de janeiro de 2021. Porém, algumas proibições já iniciarão nas primeiras horas do dia 31, como o estacionamento na orla da Lagoa Rodrigo de Freitas.

A partir das 8h da noite, apenas os moradores dos bairros e táxis com passageiros poderão entrar nesses setores. Os moradores terão que apresentar comprovante de residência e os táxis vazios serão bloqueados.

Os veículos de aplicativos serão proibidos de passar pelo bloqueio, mesmo que esteja com passageiros. Na Barra, um dos bloqueios será montado na Avenida Ayrton Senna, próximo ao terminal Alvorada. Dessa maneira, os moradores só poderão entrar na região a pé.

Em Copacabana, onde se concentra o maior número de pessoas, os bloqueios serão em pontos já conhecidos, como nos acessos ao Túnel Velho, Corte de Cantagalo e Enseada de Botafogo. Iniciando o bloqueio no mesmo horário que os demais.

Mesmo com o grande número de casos na capital foram permitidos eventos em bares, clubes, hotéis e restaurantes, desde que possuam alvará para festas. Os quiosques irão funcionar, porém sem festa paga ou cercadinhos. A queima de fogos está proibida nos hotéis.

O estacionamento, como dito anteriormente, está proibido na orla e em algumas vias internas de Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes a partir da meia-noite da quinta-feira (31). Porém, as vagas da concessionária privada da Lagoa estão liberadas.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.