Justiça determina fechamento da cidade de Búzios; qual direito dos turistas neste caso?

No Rio de Janeiro, crescimento do covid-19 inviabiliza o funcionamento das redes de hotéis. Nessa quinta-feira (17), a rede de hotelaria de Búzios voltou a fechar suas portas. Os serviços de hospedagem deverão parar de funcionar por tempo indeterminando, devido a retomada da pandemia na região.

Justiça determinou fechamento da cidade de Búzios; qual direito dos turistas neste caso? (Imagem: Google)
Justiça determinou fechamento da cidade de Búzios; qual direito dos turistas neste caso? (Imagem: Google)

A pandemia do novo coronavírus permanece alterando o funcionamento de serviços nas mais diversas regiões do país. Em Búzios, os hotéis e pousadas precisaram fechar suas portas, pois uma nova onda de contaminação foi identificada.

De acordo com o decreto da justiça, todos os estabelecimentos terão as próximas 72 horas para desocupar todos os quartos e fazer o cancelamento das reservas.

Os clientes deverão ainda ser restituídos do valor ou aderir a proposta de remarcação para quando a rede voltar a operar. Até o momento não há uma projeção de retorno.

Demais serviços paralisados em Búzios

Além dos hotéis e pousadas, o decreto proibiu também que as praias fossem fechadas. Apenas moradores e trabalhadores locais poderão entrar na cidade. A ideia é que se haja um controle no fluxo da população para voltar a reduzir os números de infectados.

No setor de alimentos, restaurantes também tiveram que fechar as portas. Esse mercado deverá funcionar apenas com o serviço de delivery e a mesma decisão vale para bares.

O comércio local seguirá de portas abertas, porém apenas para serviços considerados essenciais. Farmácias, mercados, pet shop, etc, poderão se manter em funcionamento desde que respeite a limitação de 30% da capacidade de pessoas.

Prefeitura em ação

Todas as decisões deverão ainda ser fiscalizadas pela prefeitura que poderá multar aqueles que descumprirem o decreto. De acordo com os gestores locais, tendo em vista que a região é um forte ponto turístico nas festas de fim de ano, a iniciativa de barrar as atividades almeja evitar que em janeiro um número maior de infectados seja registrado.

É válido ressaltar ainda que festas e shows em espaços públicos e privados também estão proibidos por tempo indeterminado. A expectativa é que tais atividades só voltem a funcionar depois que seja iniciada a campanha de vacinação com previsão para fevereiro de 2021.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.