Oficialmente CANCELADA festa de Réveillon 2021 no Rio de Janeiro

Nesta terça-feira (15), a prefeitura do Rio de Janeiro informou que o Réveillon 2021 foi cancelado. A medida foi tomada por conta da pandemia de covid-19. Essa decisão aconteceu após o aumento no número de casos de infectados e óbitos na cidade.

Oficialmente cancelada festa de Réveillon 2021 no Rio de Janeiro
Oficialmente cancelada festa de Réveillon 2021 no Rio de Janeiro (Imagem: Fernando Maia/Riotur)

Em outubro deste ano, a prefeitura do Rio havia informado que a celebração aconteceria por meio da organização da empresa SRCOM. Esta seria a primeira vez que a comemoração de Ano Novo seria pago integralmente pela iniciativa privada.

O planejamento seria de um evento diferente do formato tradicional. Haveria seis palcos espalhados em pontos turísticos da cidade, sem a presença de público e com as áreas isoladas. A transmissão seria pela televisão e pelas plataformas digitais.

“CANCELADO! A #PrefeituraRIO informa que o réveillon oficial da cidade está cancelado devido ao atual cenário da Covid-19. A decisão foi tomada em respeito a todas as vítimas e em favor da segurança de todos”, afirmou a Prefeitura do Rio pelo Twitter.

Na semana passada, o município de Niterói também suspendeu o Réveillon 2021 nas praias. Da mesma forma, o motivo para o cancelamento foi por causa da pandemia do coronavírus. A decisão abrange as casas de festa, bares, clubes, restaurantes e outros eventos com venda de ingresso.

Pandemia no Rio

Nesta terça, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, indicou que a taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 na rede SUS é de 86%. Essa ocupação inclui os leitos de unidades municipais, estaduais e federais. Com relação aos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação é de 80%.

Há 670 pacientes internados nas unidades da rede municipal. Desse total, 277 estão em UTI. A rede SUS na cidade possuí 1.458 pessoas internadas em leitos especializados — sendo 609 em UTI.

No momento da divulgação dos números, haviam 329 pessoas que aguardavam transferência para leitos na capital e Baixada Fluminense. Dessa parcela, há 185 para leitos de UTI Covid.

Como uma das formas de lidar com a situação, a Prefeitura do Rio tem realizado operações especiais de higienização em comunidades da cidade. Todas as 633 comunidades foram incluídas desde o início da iniciativa.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.