Ações na justiça rendem uma bolada em atrasados do INSS; veja quem pode receber

Atrasos nos serviços do INSS geram inúmeros processos garantindo restituições acima do piso. Devido ao novo coronavírus, os pagamentos previdenciários foram atrasados, filas prolongadas, entre outros problemas. O resultado dessa crise foi que o órgão precisou fazer uma série de revisões nos valores dos segurados, podendo estes receberem até 60 salários mínimos.

Ações na justiça rendem uma bolada em atrasados do INSS; veja quem pode receber (Imagem: Google)
Ações na justiça rendem uma bolada em atrasados do INSS; veja quem pode receber (Imagem: Google)

Para quem ficou nas filas do INSS por mais de 90 dias ou teve os valores de seus benefícios alterados, é possível ser indenizado pelo órgão.

Nas últimas semanas, começaram a ser divulgados os processos de revisão previdenciária. O procedimento é feito de forma legal e pode permitir que o cidadão receba quantias maiores.

Como posso receber os atrasados do INSS?

Para ter acesso a revisão, você deve se atentar a modalidade na qual está incluso. No caso daqueles que solicitaram a aposentadoria, por exemplo, a análise passa a ser feita por meio do calculo das diferenças entre o benefício que o INSS estava pagando e o benefício com o seu valor segurado por lei.

Segurados do auxílio doença do INSS

Nesse grupo a revisão pode ser solicitada por quem recebeu R$ 1.045 de forma antecipada até o dia 30 de outubro.

É importante relembrar que o pagamento prévio foi autorizado por lei em abril, mas o INSS ainda tem a obrigação de fazer as correções tendo em vista que só foi concedido o valor do piso nacional.

A correção nesse caso é feita levando em consideração o tempo de afastamento e o valor total das parcelas já concedidas.

Por fim, o órgão deve considerar ainda a faixa salarial do segurado para fazer o reajuste proporcional.

Segurados que cumpriram uma exigência

Essa revisão é endereçada para quem precisou completar alguma documentação em falta. Normalmente o INSS volta as análises dos segurados que não apresentam os dados devidamente atualizados.

Nesse tipo de atraso o órgão é obrigado também a fazer a restituição observando a data em que o documento foi entregue, quando a análise foi concluída, e quando o benefício foi concedido. Ou seja, o calculo passa a ser feito de forma retroativa desde a primeira solicitação.

Para saber mais sobre o INSS permaneça de olho em nossa página previdenciária.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.