Com a chegada do ano novo, o período para a entrega do Imposto de Renda se aproxima e quanto mais cedo você começar a se preparar para o envio do documento, menos correria vai enfrentar as vésperas do fim do prazo. Os comprovantes são uma parte fundamental para o IRPF 2021, já que são através deles que a Receita realiza o cruzamento de informações.
Abaixo você vai conferir os comprovantes que são necessários para a declaração do IR e que devem ser guardados por no mínimo cinco anos, caso a Receita deseje comprovar a legitimidade das informações inseridas no documento.
Informe de rendimento das empresas
O informe de rendimentos da empresa possui informações sobre os rendimentos tributáveis, como os salários, as contribuições ao INSS e rendimentos tributáveis exclusivamente na fonte (13º salário).
Serão informados também, se for o caso, o valor do Imposto de Renda já retido na fonte, os rendimentos isentos (como a venda das férias, por exemplo), eventuais contribuições para planos de previdência privada e gastos com planos de saúde e odontológico coletivos.
Os funcionários que forem demitidos ou que pediram demissão de alguma empresa também devem receber seu informe de rendimentos.
Bancos e corretoras
O informe de rendimentos dos bancos e corretoras contém as operações e as posições financeiras do ano anterior, como por exemplo, quantias depositadas na conta e valores que foram investidos em produtos financeiros e os seus rendimentos.
Comprovantes de pagamento de aluguéis e de rendimentos
As pessoas que pagam ou recebem aluguel devem juntar os documentos que fazem o detalhamento dos valores pagos ou recebidos. Estes comprovantes podem ser obtidos nas imobiliárias.
No caso de inquilinos pessoa física em que os pagamentos são feitos diretamente para o proprietário, sem a participação de imobiliárias, a comprovação para a Receita Federal é realizada através dos recibos de depósito bancário.
Recibos de médicos, dentistas e educação
Os gastos com médicos, dentistas e demais profissionais de saúde, exames, internações e planos de saúde podem ser deduzidas integralmente. Reserve todos os recibos, notas fiscais e boletos de gastos.
Também podem ser deduzidos gastos com escolas de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação ou técnico.