Caiu na malha fina do Imposto de Renda? Aprenda a realizar uma declaração retificadora

Os contribuintes que enviaram a declaração do Imposto de Renda neste ano com dados incompletos para a Receita, ou cometeram algum erro, podem fazer a declaração retificadora. Essa pode ser enviada em até 5 anos, mas é importante corrigir logo depois que perceber o erro.

Caiu na malha fina do Imposto de Renda? Aprenda a realizar uma declaração retificadora
Caiu na malha fina do Imposto de Renda? Aprenda a realizar uma declaração retificadora (Imagem: Alexas Fotos/Pexels)

Os contribuintes que estão na fila para fazer a restituição, corrigir seus dados ou incluir algum documento faltante pode ajudar a receber mais dinheiro, caso tenha direito a restituição.

Isso porque, aqueles que devem pagar o imposto e tem um documento de gasto que pode ser dedutível vão conseguir abater esse valor na dívida.

Os contribuintes que não enviarem os dados corrigidos e não corrigirem no prazo poderão passar por um processo de investigação. 

Caso tenha dinheiro para receber, ele vai ficar parado até que seja comprovado o motivo do fornecimento dos dados incorretos, o que pode gerar multa.

Como fazer a declaração retificadora?

No Programa da Receita Federal

  • O contribuinte deve abrir o programa da declaração e localizar no menu a opção Declaração e depois clicar em Retificar.
  • As declarações enviadas são identificadas pelo nome do contribuinte, CPF e por Original ou Retificadora.
  • Caso tenha enviado apenas uma declaração, selecione para retificar.
  • Porém, se já tiver realizado uma ou mais declarações retificadoras deve corrigir novamente.
  • Assim será criada de forma automática uma cópia da declaração enviada com erro na aba “Em preenchimento”.
  • Abra a declaração, corrija os erros e antes de enviar clique na opção “Verificar pendências”, localizado no menu “Fichas da declaração”.
  • Essas opções ficam do lado esquerdo da tela, para verificar que não cometeu algum erro de preenchimento que prejudique o envio da nova declaração. Ao finalizar as alterações e a verificação de pendências, clique no botão “Entregar declaração”, localizado dentro do menu “Declaração”, do lado esquerdo.

Retificar no site da Receita

  • O contribuinte deve acessar o sistema de atendimento digital da Receita Federal, o e-CAC. Para fazer a retificação é necessário o código de acesso e senha. 
  • Se o usuário ainda não tiver,basta seguir as instruções que são dadas no próprio site.
  • Na tela principal busque por “Meu Imposto de Renda”, que fica do lado esquerdo da tela.
  • Clique em “Extrato de processamento”, selecione o ano da declaração que deseja corrigir e clique em “Declaração on-line”.
  • Será aberta uma versão mais simples dessa declaração, faça a correção dos dados, verifique e clique em “Finalizar Declaração”.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.