Como obter isenção do IPTU em 2021? Veja regras e documentação para acessar benefício

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo que os proprietários de imóveis devem pagar anualmente. No entanto, dependendo da situação do contribuinte, determinada prefeitura poderá conceder a isenção do IPTU. Entenda como são as regras, em geral, para obter o benefício.

Como obter isenção do IPTU em 2021? Veja regras e documentação para acessar benefício
Como obter isenção do IPTU em 2021? Veja regras e documentação para acessar benefício (Imagem: Diogo Moreira/MáquinaCW/Governo do estado de São Paulo)

O IPTU é um imposto que incide sobre a propriedade. Dessa forma, a pessoa precisará pagar conforme o número de imóveis em seu nome. Para chegar ao valor a ser pago anualmente, há o cálculo com base no valor venal da propriedade.

Antes de realizar o pagamento do IPTU, o contribuinte deverá conferir as regras de cada cidade sobre os procedimentos. Cada prefeitura possui regras distintas sobre as formas de pagamentos, descontos, entre outros.

Já com relação à isenção, há cidades em que aposentados e pensionistas não precisam pagar o imposto. Em outros casos, por exemplo, este grupo pode ter um valor reduzido a ser pago.

Para ter um parâmetro sobre o funcionamento da isenção do IPTU, confira as regras para a cidade de São Paulo.

Regras para isenção do IPTU em São Paulo

No município de São Paulo, por exemplo, o IPTU tem concedido isenção para aposentados, pensionistas ou beneficiários de renda mensal vitalícia pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e pelo Programa de Amparo Social ao Idoso. Para essas pessoas, há alguns requisitos:

  • Não possui outro imóvel no município;
  • Usar o único imóvel como residência;
  • Ter rendimento mensal que não passe de três salários mínimos no exercício a que se refere o pedido — para isenção total;
  • Ter rendimento mensal de que entre três e cinco salários mínimos no exercício a que se refere o pedido — para isenção parcial;
  • O imóvel precisa fazer parte do patrimônio do solicitante;
  • O valor venal do imóvel deve ser de até R$ 1.310.575,00.

No caso da capital paulista, a solicitação da isenção do imposto para esse grupo ocorre por meio da apresentação do Requerimento Eletrônico de Isenção — pelo Sistema de Isenção de Aposentados (SIIA).

Sendo assim, não há necessidade de encaminhar documentos em papel, já que a SIIA possui integração com diversos sistemas.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como obter isenção do IPTU em 2021? Veja regras e documentação para acessar benefício

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA